Secretário sinaliza a manutenção do programa Forças no Esporte

Brasília, 13/07/2015- Os alunos do Programa Segundo Tempo – Forças no Esporte (Profesp), do Distrito Federal, tiveram um atividade diferente na manhã da segunda-feira (13). Eles receberam a visita do secretário nacional de Esporte, Educação, Lazer e Inclusão Social, Evandro Garla Pereira da Silva, que anunciou o interesse do Ministério do Esporte em seguir com o convênio que permite a alunos de escolas públicas receberem atendimento em quarteis das Forças Armadas nos 72 municípios de 25 Estados.

“Nós estamos vendo os inúmeros resultados dessa parceria como a quantidade de crianças beneficiadas e, como nossa meta, fazer com que o esporte chegue à base”, enfatizou Evandro.

Além do secretário, estiveram no evento, ocorrido no Centro de Comunicações e Guerra Eletrônica (CCOMGEX), o diretor do Departamento de Desporto Militar, do Ministério da Defesa, brigadeiro Carlos Augusto Amaral Oliveira; o diretor do Departamento de Apoio à Aquisição e a Comercialização da Produção Familiar, André Grossi Machado; o comandante do CCOMGEX, general Carlos Roberto Pinto de Souza, entre outras autoridades civis e militares.

A cerimônia contou com a participação de cerca de 400 alunos do programa e foi iniciada com a execução do Hino Nacional. Durante o evento, houve a apresentação de atletas do projeto já premiados, bem como o depoimento do atleta de corrida Joseías Ferreira das Chagas, considerado competidor de nível nacional.

A estudante Naiane Simões, de 14 anos, está no programa há oito anos e divide o seu tempo na Banda de Música e jogando queimada ebeach tennis. Além de se divertir e fazer amizades, Naiane destaca o carinho dispensado pelos professores. “Eles nos tratam como se fossem os nossos segundos pais”, relata a jovem.

CCOMGEX e o Profesp

O CCOMGEX, em Brasília, disponibiliza a infraestrutura para que 600 crianças e adolescentes das escolas do Paranoá, Itapuã e Varjão desenvolvam atividades como a prática desportiva, atividades lúdicas, orientação educacional e reforço escolar.

Os alunos frequentam o Centro, três vezes por semana, em turnos diferentes. No local, eles desenvolvem atividades esportivas como natação, atletismo, orientação, voleibol, handebol, basquetebol, futebol de campo e de salão, vôlei e futebol de praia e judô.

O Profesp é um programa de inclusão social desenvolvido pelo Ministério da Defesa em parceria com os Ministérios do Esporte e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Marinha, Exército e Aeronáutica apoiam o Profesp disponibilizando a infraestrutura necessária à realização do projeto com o objetivo de promover, por meio da prática desportiva, a integração social, a prevenção à doença, a promoção a saúde, a prevenção à situação de risco social, a valorização da cidadania e a inserção de atividades lúdicas e de ensino.

O projeto beneficia 16 mil alunos em todo o país e favorece comunidades afastadas da Amazônia e da ilha de Fernando de Noronha, no estado de Pernambuco. O objetivo é que o programa atinja a meta de 20 mil alunos em 2016.

(MD ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>