Semana da Engenharia é celebrada na Academia Militar das Agulhas Negras com diversas atividades

Resende (RJ) – De 1º a 6 de abril de 2019, foram realizadas as comemorações alusivas à Semana da Arma de Engenharia, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

Ao longo da semana, foi organizada uma exposição com os diversos materiais de emprego da Engenharia, como robôs para desativação de artefatos explosivos, caixa do sapador, equipamentos de engenharia, equipamentos de mergulho autônomo e muito mais, para que os cadetes pudessem conhecer e se familiarizar com as características da Arma.

Na sexta-feira, 5 de abril, foram realizadas a “Alvorada Festiva”, a cerimônia militar no Pátio Tenente Moura e a cerimônia de hasteamento do Pavilhão Nacional. As atividades da semana foram encerradas no sábado pela manhã, com a realização da 56ª edição da tradicional Regata da Engenharia e a entrega do “Chapéu do Bandeirante”, peça de uniforme característica dos engenheiros, aos 47 cadetes do 2º ano, recém-incorporados à Arma de Engenharia.

O Dia da Arma de Engenharia, 10 de abril, é comemorado em memória ao falecimento de seu patrono, Tenente-Coronel João Carlos de Villagran Cabrita, herói da Guerra da Tríplice Aliança. A Engenharia do Exército Brasileiro é a Arma de apoio ao combate, que tem como missão principal apoiar a mobilidade, a contra-mobilidade e a proteção, caracterizando-se como fator multiplicador do poder de combate.

A Engenharia, na atividade de combate, apóia as demais Armas, Quadro e Serviço, facilitando o deslocamento das tropas amigas, realizando reconhecimentos especializados, reparando estradas, pontes e instalações de combate, eliminando os obstáculos à progressão, tratando água e dificultando o movimento do inimigo, com campos de minas e obstáculos fortificados de engenharia.

Na atividade de Construção, a Engenharia possui, dentre outras, as seguintes missões: adestrar o pessoal militar como tropa de Engenharia e atuar na integração e no desenvolvimento nacional, por meio da execução de obras de cooperação com órgãos da administração pública.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>