Semana de Ciências Humanas discute o tema “Mulheres na Sociedade”, no CEP/FDC

Semana de Ciências Humanas discute o tema “Mulheres na Sociedade”, no CEP/FDC

Rio de Janeiro (RJ) – Entre 31 de outubro e 1º de novembro, a Semana de Ciências Humanas, que é realizada anualmente no Centro de Estudos de Pessoal e Forte Duque de Caxias (CEP/FDC), discutiu o tema “Mulheres na Sociedade”. O objetivo da atividade é promover a integração entre estabelecimentos de ensino do Exército, instituições civis e comunidade acadêmica, interessados em ciências humanas.

semana-4

Sempre são convidados expoentes em suas áreas de conhecimento e atuação para falar sobre os temas selecionados, que visam ao aperfeiçoamento pessoal e profissional dos participantes.

Este ano, o primeiro dia do evento contou com a Secretária de Promoção da Igualdade Racial, Desembargadora Luislinda Valois; a Atleta Olímpica eleita porta-bandeira do Brasil nos Jogos Rio 2016, Terceiro-Sargento Yane Marques, do Exército; e a Atleta Paralímpica, medalhista nos jogos Rio 2016, Terezinha Guilhermina. No segundo dia, as convidadas foram a Contra-Almirante Dalva, da Marinha; a Tenente-Coronel Neyde, da Aeronáutica; a Tenente-Coronel Giovana, do Exército; e a Major Pricilla, da Polícia Militar do Rio de Janeiro.

semana-1

Todas as palestrantes falaram sobre as dificuldades que encontraram em suas trajetórias, e como conseguiram superá-las, alcançando o sucesso e o reconhecimento em suas áreas, tornando-se referência em diversos setores da sociedade.

Durante o evento, o CEP/FDC lançou o livro “Mulheres na Sociedade”. A publicação científica faz parte da série Humanis, produzida anualmente pelo corpo de pesquisadores do Centro, e tem caráter interdisciplinar nas áreas das Ciências Humanas. O tema da edição é consonante com o ingresso das mulheres na linha bélica do Exército e tornou-se um espaço para agregar informações, pesquisas e reflexões críticas em torno da temática de gênero.

semana-3

As palestras e os debates foram abertos ao público, sob a forma de inscrição gratuita, dando direito a diploma de participação àqueles que tiveram presença em todas as atividades propostas.

semana-2

Estiveram presentes ao evento o corpo permanente do CEP/FDC, do Centro de Idiomas do Exército (CIDEx) e do Centro de Psicologia Aplicada do Exército (CPAEx), além de integrantes de diversas organizações militares das Forças Armadas e Auxiliares, assim como alunos e integrantes de instituições civis de diversos setores da sociedade, demonstrando o verdadeiro espírito de integração e troca de conhecimentos da natureza do evento.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *