Semana Mundial do Aleitamento Materno no Hospital Central do Exército

Semana Mundial do Aleitamento Materno no Hospital Central do Exército

Rio de Janeiro (RJ) – O Hospital Central do Exército (HCE), em sintonia com a Organização Mundial da Saúde (OMS), realizou, em 02 de agosto, um ciclo de palestras alusivas à Semana Mundial do Aleitamento Materno 2016 (SMAM 2016), cujo tema, este ano, foi: “Presente Saudável, Futuro Sustentável!”.

SEMANA DO ALEITAMENTO 1

O Chefe do Departamento de Ensino e Pesquisa do HCE, General de Brigada Médico Ivan da Costa Garcez Sobrinho, realizou a abertura solene do evento, que teve como palestrante inicial o Prof Dr José Dias Rego, Membro da Academia Brasileira de Pediatria, que abordou sobre “Aleitamento Materno, uma Prioridade Mundial”. Durante a explanação, foi enfatizada a importância de desmistificar a amamentação em público. Nesse quesito, a Segundo-Tenente Daisy Tostes pode ser considerada um exemplo.

De acordo com a OMS, “a Semana Mundial de Aleitamento Materno 2016 traz um tema amplo e que vem ao encontro de uma situação atual do mundo: o desenvolvimento sustentável. O tema exige uma reflexão que ultrapassa os limites da questão ecológica da amamentação. Amamentar é reduzir morbidades, mortalidade, desigualdades, violência e danos ambientais. Amamentar é promover a vida e a saúde e melhorar sua qualidade; é intensificar as relações sociais; é um resgate cultural da condição humana; é segurança alimentar e nutricional; é reduzir impactos ambientais; é sustentável”.

O evento contou, ainda, com a participação de outros palestrantes, como o Prof Dr Marcus Renato de Carvalho, Pediatra e Puericultor da Universidade Federal do Rio de Janeiro; a Major Médica Terezinha Branchi Pereira Piscitelli, Pediatra e Chefe do Banco de Leite Humano do HCE; a Sra Abilene Gouvea,  Enfermeira Obstétrica dentre outros profissionais da área, que atuam no Hospital.

Fotos e edição: Sgt L. Silva e Sd Videres

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *