Seminário de Defesa Cibernética na Escola Superior de Guerra

Seminário de Defesa Cibernética na Escola Superior de Guerra

Como parte das comemorações do 65º aniversário da criação da Escola Superior de Guerra (ESG), nesta quinta feira, dia 8 de outubro, foi realizado o seminário sobre o tema “A Situação Atual da Defesa Cibernética”. O evento aconteceu no auditório Ling da Escola de Educação Física do Exército e contou com a presença de estagiários dos Cursos Avançado de Defesa Sul-Americano e Estado-Maior Conjunto, representantes de diversas organizações militares das Forças Singulares, universitários e empresários.

esg 1

Na abertura, o Comandante da ESG, Almirante-de-Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, enfatizou que a defesa das infraestruturas críticas e dos ativos virtuais públicos e privados é objetivo permanente dos Estados modernos, cada vez mais dependentes dos recursos de tecnologia da informação e do uso seguro do ciberespaço, temas que iriam compor a pauta das conferências a serem apresentadas pelos palestrantes.

esg 3

Ao discorrer sobre o “Sistema Militar de Defesa Cibernética e o Centro de Defesa Cibernética como Coordenador e Integrador da Atividade de Segurança Cibernética”, o General de Divisão Paulo Sérgio Melo de Carvalho declarou que o setor cibernético brasileiro colhe os frutos do trabalho conjunto das Organizações Militares com os Órgãos Públicos e Privados, nos esforços para o seu aperfeiçoamento e consolidação de atuação colaborativa.

esg 4

O General destacou, também, que o desenvolvimento de massa crítica nas Forças Armadas, no ambiente empresarial, no setor público e no acadêmico é o principal pilar do setor cibernético, acrescentando que entre os benefícios para o Exército, para o Ministério da Defesa e para a Nação, está o desenvolvimento da Doutrina Militar de Defesa Cibernética, com ênfase no aprimoramento de produtos de utilidade dual, militar e civil.

Em prosseguimento, o Diretor de Comunicações e Tecnologia da informação da Marinha, Contra-Almirante Alfredo Martins Muradas, e o Diretor de Tecnologia da Informação da Aeronáutica, Brigadeiro Intendente Pedro Arthur Linhares, falaram sobre a situação atual e visão de futuro das respectivas organizações militares.

esg 2

No final do evento, os representantes das empresas brasileiras do setor cibernético Módulo e Rustcom apresentaram ao público os produtos disponíveis para a segurança e defesa cibernética. E, logo em seguida, a Conselheira do Ministério da Defesa Argentina, Candela Justribó, acentuou o caráter internacional do seminário, ao comentar os avanços obtidos no âmbito do Conselho de Defesa Sul-Americano, bem como em acordos bilaterais entre Brasil e Argentina.

(ESG ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *