Seminário de Operações Conjuntas reúne integrantes do Ministério da Defesa e das Forças Armadas em Salvador (BA)

Nesta semana, Oficiais Generais e Superiores do Ministério da Defesa (MD), da Marinha, do Exército e da Aeronáutica estão reunidos no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), Salvador (BA), para discutir temas referentes aos planejamentos conjuntos do Estado-Maior das Forças Armadas (EMCFA) e apresentar soluções e sugestões de aperfeiçoamento doutrinário.

esta imagem não possui descrição

Coordenado pela Subchefia de Operações do EMCFA, do MD, o seminário, que ocorre até quinta (21), tratará de temas como: Fatores que influenciam a configuração de um Teatro de Operações, Estrutura de Comando e Controle no nível operacional, e Emprego de Operações Especiais nas áreas de responsabilidade das demais forças conjuntas. A dinâmica do evento inicia com apresentação de particularidades de cada tema e uma lista de perguntas, onde os participantes, reunidos em três grupos, discutem e apresentam propostas para cada questão.

“Este seminário não tem abordagem acadêmica. Aproveitamos o tempo fora de nossas estações de trabalho para discutir, com profundidade, nossos problemas comuns, os quais nascem das nossas especificidades de emprego”, comentou o Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior, Chefe de Operações Conjuntas do MD.

esta imagem não possui descrição

Também participam do seminário o Chefe do Emprego do Comando de Operações Terrestres, General de Divisão Altair José Polsin; o vice-chefe de Operações Conjuntas, General de Divisão José Eduardo Pereira; o próximo Subchefe de Operações, Contra-Almirante Ralph Dias da Silveira Costa; o Chefe do Centro de Operações Aéreas do Comando de Operações Aeroespaciais, Brigadeiro do Ar João Campos Ferreira Filho; o Comandante do Comando do Desenvolvimento Doutrinário do Corpo de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante (FN) Nélio de Almeida; e o Chefe da Assessoria de Doutrina e Legislação do EMCFA, General de Brigada R1 Manoel Lopes de Lima Neto.

Entre os participantes, o Capitão de Fragata Pablo Moreira Porchéra, do MD, destacou que o evento “é uma janela de tempo separada dos processos de planejamento conjunto e dedicada exclusivamente ao debate de alto nível das diferenças que nos cercam”.

esta imagem não possui descrição

Ao final do seminário a expectativa é que se obtenham respostas para os questionamentos mais comuns feitos durante os planejamentos conjuntos do EMCFA. Essas respostas podem, ainda, contribuir para o aperfeiçoamento da doutrina conjunta e orientar a abordagem de novos temas para as edições futuras.


Por Major Sylvia Martins, com informações da Subchefia de Operações

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>