Seminário de Segurança no Trânsito e Direção Defensiva busca gerar práticas saudáveis nas ruas

Seminário de Segurança no Trânsito e Direção Defensiva busca gerar práticas saudáveis nas ruas

Santa Maria (RS) – Foi realizado, em 14 e 15 de setembro, o 1º Seminário de Segurança no Trânsito e Direção Defensiva da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), que foi aberto pelo General de Brigada Giovany Carrião de Freitas, Comandante da Brigada.

seminario-1 O evento, organizado pelo 4º Batalhão Logístico, que possui em seu aquartelamento o Centro de Formação de Condutores Verde-Oliva, teve como objetivos atualizar, aperfeiçoar e gerar práticas relativas à segurança no trânsito e direção defensiva, proporcionando maior capacitação aos condutores de veículos, sejam eles militares ou não. Além disso, também teve por finalidade apoiar o Conselho Nacional de Trânsito com o programa “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito”. A data foi escolhida visando comemorar a Semana Nacional de Trânsito, prevista no artigo 75, do Código de Trânsito Brasileiro.

Dentre os palestrantes, destacaram-se o Diretor Geral do Departamento de Trânsito (DETRAN), Sr Ildo Mário Szinvelski; o Delegado Regional da Polícia Civil, Dr Sandro Meinertz; o Superintendente da Polícia Rodoviária Federal, Dr Pedro de Souza da Silva; e da Dra Adriane Fleig, Médica da Secretaria de Saúde do Município.

O programa “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito” 

Em 11 de maio de 2011, em uma conferência da Organização das Nações Unidas (ONU), foi lançado o programa global intitulado “Década de Ação pela Segurança no Trânsito 2011-2020”, no qual os Governos do mundo inteiro comprometeram-se a tomar novas medidas para prevenir acidentes no trânsito. Todos os anos, aproximadamente 1,3 milhão de pessoa acabam mortas por acidentes dessa natureza e outras 20 a 50 milhões ficam feridas, segundos dados da ONU.

A finalidade é a redução de vítimas, sejam elas fatais ou não. A Organização Mundial de Saúde está coordenando os esforços pelo mundo.

No Brasil, o Conselho Nacional de Trânsito criou o programa “Década Mundial de Ações para a Segurança do Trânsito” para cumprir as prescrições da ONU. Por isso, o tema de 2016 da Semana Nacional do Trânsito no Brasil é “Eu sou + 1 por um trânsito + seguro”.

seminario-2Neste ano, as atividades estão sendo direcionadas a todos os integrantes do trânsito (pedestres, ciclistas, motociclistas, passageiros e condutores). O DETRAN pretende passar a ideia de que “cada pessoa é responsável pelas atitudes no dia a dia, no trânsito, e que cada um pode e faz a diferença” (site DETRAN-RS).

Fotos: Sgt Núbia e Sd Roso

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *