Seminário dos 20 anos da Revista Insight-Inteligência discute os desafios do Brasil

Seminário dos 20 anos da Revista Insight-Inteligência discute os desafios do Brasil

Presidente do BNDES e Comandante do Exército estiveram entre os palestrantes

O Comandante do Exército Brasileiro, General Eduardo Villas Bôas, afirmou que uma intervenção militar no país seria um retrocesso, embora, ainda segundo o general, uma pesquisa de opinião aponte que 43% da população apoie a ideia.

DSC_0035

“Interpreto também aí uma identificação da sociedade com os valores que as Forças Armadas expressam, manifestam e representam”, completou.

A afirmação foi durante o Seminário Brasil: Imperativo Renascer, essa manhã, no Palácio da Justiça, no Rio de Janeiro, em celebração aos 20 anos da Revista Insight-Inteligência, editada pela Insight Comunicação.

Aberto pelo presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, desembargador Milton Fernandes de Souza, o seminário se configurou como espaço para reflexão sobre os desafios do Brasil. Atores das cenas política, econômica e acadêmica apresentaram alternativas para superação das crises econômica e social.

DSC_0065

Paulo Rabello de Castro, presidente do BNDES, disse ser necessário realizar mudanças estruturais no país, que passam pela Reforma da Previdência, pela queda nos juros e pela redução da carga tributária. Ao ressaltar os 65 anos do banco de fomento, defendeu uma parceria entre as instituições estatais e a sociedade para alavancar o desenvolvimento do país.

O presidente da Fundação Getulio Vargas (FGV), Carlos Ivan Simonsen Leal, observou que muitos dos problemas econômicos do país decorrem da ausência de planejamento estratégico no orçamento. Já o embaixador Jorio Dauster assinalou a carência de representatividade dos partidos políticos brasileiros como um dos fatores que acirram a crise política.

Cientista político, Wanderley Guilherme dos Santos mostrou projeções de dados de crescimento social e atividade econômica do Brasil para os próximos 20 anos. “Há uma revolução digital trazendo destruição de empregos. E percebemos o despreparo de nossas elites para  enfrentar esse cenário”, afirmou.

DSC_0050

Por fim, o editor de Insight-Inteligência, Christian Lynch, buscou inspiração em Alberto Torres, um dos expoentes do pensamento ruralista brasileiro. Ao citar as obras O problema nacional brasileiro e A organização nacional, ressaltou fissuras no tecido social, que sinalizam, na opinião de Lynch, a demanda por reformas urgentes nas esferas política e econômica do Brasil.

Sobre a Insight-Inteligência

Publicada desde 1997, a revista Insight-Inteligência consolidou-se como um dos mais conceituados projetos editoriais do país. Seus artigos e ensaios refletem o que há de mais pulsante na elite intelectual brasileira. Uma das principais marcas da revista é a combinação de um amplo espectro de articulistas com a pluralidade de pensamento, algo que se reflete nos Conselhos Consultivo e Editorial, nos quais figuram nomes como Maria da Conceição Tavares, Eliezer Batista, Carlos Ivan Simonsen Leal, Wanderley Guilherme dos Santos, Aloisio Araújo, Carlos Lessa, Cesar Maia, Daniel Dantas, entre tantos outros.

A Insight-Inteligência é distribuída para um golden mailing, um corte que reúne autoridades dos Três Poderes, os altos comandos das Forças Armadas, líderes empresariais, acadêmicos, prelados, jornalistas e formadores de opinião. Publicação do segmento de ciências humanas que reúne o maior número de qualificações no Qualis – sistema brasileiro de avaliação mantido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) -, a revista está avaliada nas áreas de Direito, Ciência Política e Relações Internacionais, Ciências Ambientais, Comunicação e Informação, Saúde Coletiva e Interdisciplinar. 

Sobre a Insight Comunicação

Insight-Inteligência é editada pela Insight Comunicação, uma das maiores e mais inovadoras agências de comunicação do país. A empresa é especializada na produção de documentos estratégicos, análises de mercado, pesquisa de campo e comunicação lato sensu. Uma das mais tradicionais empresas de assessoria de imprensa, a Insight combina essa atividade com a geração de conteúdos reservados que ajudam no planejamento das ações e mesmo na tomada de decisões do cliente em outras áreas da empresa. Publica ainda outros títulos, como Bioma e Nós, a revista digital Case Studies e o Almanaque Carioquice. É responsável também pela produção de projetos editoriais que perfilam personagens com notória contribuição pública para o país, como José Luiz Bulhões Pedreira, Sobral Pinto, Raphael de Almeida Magalhães, Mario Henrique Simonsen, Eugenio Gudin, Eliezer Batista, entre outros.

Fotos: Divulgação Insight Comunicação

(Insight Comunicação Ascom/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *