Seminário Internacional na CCFEx abrange discussões sobre atividades físicas

Seminário Internacional na CCFEx abrange discussões sobre atividades físicas

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 27 a 29 de outubro, ocorreu a 17ª edição do Seminário Internacional de Atividades Físicas do Rio de Janeiro (SIAFis), organizado pelo Instituto de Pesquisa da Capacitação Física do Exército. A cerimônia de abertura foi presidida pelo Chefe do Centro de Capacitação Física do Exército, General de Brigada Jorge Antonio Smicelato.

ccfex-2

Diversos temas foram abordados por palestrantes como a Professora-Doutora Danielli Braga Mello, que abordou “Ambientes extremos: como o calor pode influenciar a fisiologia humana e o exercício”; o Professor-Especialista Leandro Paiva, que falou sobre “Alto Rendimento nas lutas, artes marciais e modalidades esportivas de combate”; e o Coronel Antonio Fernando Araujo Duarte, que palestrou sobre “Uso da variabilidade da frequência cardíaca como marcador de estresse físico e mental”. Após o intervalo, foi realizado um debate sobre o uso de calçados minimalistas, conduzido pelo Professor Norton de Freitas.

Outros temas foram: “Aplicação das imagens térmicas na preparação física e no esporte”, ministrado pelo Tenente-Coronel Borba Neves; “Lombalgia: principais causas e feitos”, com o Professor-Doutor Victor Machado Reis; “Genômica associada ao desempenho físico humano”, conduzido o Capitão Caleb Guedes Miranda dos Santos; e “Controle de Doping nos Jogos Olímpicos 2016”, apresentado pelo Professor-Doutor Eduardo Henrique de Rose.

O evento foi finalizado com uma apresentação oral de temas livres e sessão de pôsteres.

ccfex-1

O simpósio teve como objetivo proporcionar oportunidades para que seus integrantes e os da comunidade científica examinassem e discutissem com pesquisadores internacionais e nacionais as inovações nas ciências básicas e aplicadas, ligadas às áreas de treinamento físico, nutrição e medicina desportiva.

Fotos: Sd Correa

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *