Seminário Segurança e Defesa debate desafios do setor

A Escola Superior de Guerra (ESG) promoveu no dia 30 de maio o Seminário Segurança e Defesa, iniciativa proposta pela Associação de Diplomados da Escola Superior de Guerra (ADESG) com objetivo de debater os desafios atuais para empreendedores no Brasil, considerando o fator segurança, para alicerçar o desenvolvimento econômico e social do país.

O Subcomandante da ESG, Major Brigadeiro do Ar Leonidas de Araújo Medeiros Júnior, realizou a abertura do evento. Em seguida, o Presidente da ADESG, General de Brigada Umberto Ramos de Andrade, deu as boas-vindas aos presentes e relembrou a missão da Associação: “A ADESG foi fundada em 1951 com o objetivo de manter a coesão entre os estagiários após o curso, garantindo a cooperação intelectual entre civis e militares e, sobretudo, difundindo a doutrina de segurança institucional”.

O Presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, Joaquim Levy, abordou aspectos gerais da atual condição de infraestrutura e desenvolvimento do Brasil. Ele destacou que o investimento em estrutura no país representa um baixo percentual do PIB, aquém do necessário. “A consequência é que voltamos ao patamar de 20 anos atrás”, pontuou.

Já o General Sérgio Westphalen Etchegoyen, ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional, versou sobre os principais desafios do país no que tange a Segurança. Problemas nas fronteiras, tráfico de armas, drogas e pessoas são alguns dos principais pontos a serem enfrentados. “Nosso tamanho é nossa riqueza e ao mesmo tempo é um desafio. O Brasil faz fronteira com os maiores produtores de droga do mundo e somos o segundo país em consumo de drogas”, afirmou, destacando uma questão que assola as principais cidades brasileiras.

Os estagiários do Curso de Altos Estudos de Política e Estratégia da ESG compuseram a audiência junto de estagiários da ADESG e convidados de instituições civis e militares.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>