Seminário sobre segurança na navegação tem participação da Marinha do Brasil

Seminário sobre segurança na navegação tem participação da Marinha do Brasil

O Diretor de Portos e Costas, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, representando a autoridade marítima brasileira, participou, no dia 31 de março, do 1º Seminário de Tripulação – V.Ships Brasil: Desempenho Garantido – Cultura da Segurança; nas dependências do Hotel Windsor, em Copacabana, Rio de Janeiro. Especialistas e autoridades do setor marítimo compareceram ao evento, que teve como centro dos debates a cultura da segurança na navegação.

PARTICIPACAO 1
Seminário com Vice-Almirante Lima Filho

O mercado offshore atual, o desenvolvimento de marítimos, as questões técnicas e de treinamento estiveram em pauta. Dentro do tema legislação de segurança, o Diretor de Portos e Costas ministrou a palestra: Consolidação de uma Cultura de Segurança e Proteção do Meio Ambiente nas Tripulações. Sua apresentação abordou os assuntos: Amazônia Azul; o Poder Marítimo e as atribuições da autoridade marítima brasileira; o Ensino Profissional Marítimo; a segurança do tráfego aquaviário; o meio ambiente marinho; e o que a autoridade marítima espera dos marítimos.

Segundo o Diretor, a cultura de segurança das tripulações e navios deve ser enfocada como um sistema amplo, com objetivos renováveis, adequada às exigências das legislações pertinentes. “Especialmente no mar, eventuais relaxamentos nos padrões de segurança devem ser muito bem avaliados e tecnicamente fundamentados, caso contrário poderão trazer consequências catastróficas e, às vezes, irreversíveis para o navio e sua tripulação”, enfatizou o Vice-Almirante Lima Filho.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *