Serviço de Assistência Religiosa da MB promove IV Jornada do SARM PUC-Rio

Serviço de Assistência Religiosa da MB promove IV Jornada do SARM PUC-Rio

A chefia do Serviço de Assistência Religiosa da Marinha (SARM), em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), realizou no dia 19 de outubro a IV Jornada do SARM com o tema “O Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso, na Família Naval. Desafios e Oportunidades”.

Padre Josafá (E), Dom Orani Tempesta (C) e Almirante de Esquadra Ilques (D)
Padre Josafá (E), Dom Orani Tempesta (C) e Almirante de Esquadra Ilques (D)

Com patrocínio do Abrigo do Marinheiro, da Associação de Poupança e Empréstimo e da Fundação Habitacional do Exército, o evento reuniu cerca de 100 pessoas e contou com a presença do Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, do Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta, do Arcebispo Ordinário Militar do Brasil, Dom Fernando Guimarães, e do Reitor da PUC-Rio, Padre Josafá Carlos de Siqueira.

A primeira palestra foi do Diretor do Departamento de Teologia da PUC-Rio, Professor-Doutor Padre Leonardo Agostini. Em seguida, o Desembargador do Tribunal Regional Federal da 2ª Região (RJ/ES), Guilherme Calmon Nogueira, falou sobre tolerância religiosa e o Estado de Direito Democrático Brasileiro.

O Capitão de Mar e Guerra (FN) Jorge Luis De Araujo Mello, que foi observador Militar das Nações Unidas no Timor-Leste entre 2001 e 2002, também participou do evento e falou sobre a contribuição do ecumenismo e da inter-religiosidade em áreas de observação internacional da Organização das Nações Unidas.

A Jornada reuniu capelães da Marinha, do Exército, da Aeronáutica, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Estado do Rio de Janeiro. Segundo o Capelão-Chefe do SARM, Capitão de Mar e Guerra (CN) Antônio de Paiva Lima, o evento é importante para o intercâmbio entre os capelães e para o aprimoramento do SARM a militares.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *