Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha inaugura Salão Nobre em homenagem ao Patrão-Mor Aguiar

Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha inaugura Salão Nobre em homenagem ao Patrão-Mor Aguiar

Em 27 de março de 1901, aos quatorze anos, ingressou na Escola de Aprendizes do Maranhão o jovem José Maria de Aguiar. Nascido no Ceará e de origem humilde, José Maria superou adversidades, galgou postos e em mais de 61 anos de dedicação integral à Marinha deixou como legados sua obstinação, disciplina e empenho pelo trabalho. Sua carreira, repleta de exemplos, inspira Marinheiros de diversas gerações.

Descerramento do quadro em homenagem ao Patrão-Mor Aguiar
Descerramento do quadro em homenagem ao Patrão-Mor Aguiar

No dia 26 de maio de 2014, o Professor Edson Schettine de Aguiar, filho do Patrão-Mor Aguiar, inaugurou o Salão Nobre desse Serviço, que passou a se chamar “Salão Nobre Capitão-Tenente Patrão-Mor José Maria de Aguiar”. Estiveram presentes à cerimônia o Diretor do Serviço de Seleção do Pessoal da Marinha (SSPM), Capitão-de-Mar-e-Guerra (T) Cesar da Silva Santos; o Capitão-de-Mar-e-Guerra (RM1) Ney Getúlio de Moraes Carneiro; o Senhor Edson Cavalcanti Schettine de Aguiar; o Senhor Genival Paulino dos Santos; bem como o jornalista da Folha Militar, Luiz Carlos Pereira Coelho e a jornalista da Folha Dirigida, Alessandra Moura Bizoni

A imagem do Capitão-Tenente Patrão-Mor José Maria de Aguiar é tão emblemática e importante para a Marinha do Brasil que seu nome é lembrado em diversas Unidades Operativas e de terra. A Biblioteca da Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará possui o nome desse notável militar, bem como essa Escola instituiu o Prêmio “Patrão-Mor Aguiar” para distinguir seu melhor aluno. A Escola de Aprendizes-Marinheiros de Santa Catarina também atribuiu o Prêmio “Aluno Patrão-Mor Aguiar” para o Grumete mais disciplinado. Em 1982, a Marinha designou o nome “Patrão-Mor Aguiar” a uma Agência Flutuante.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *