Servidor da Marinha é eleito Presidente do Subcomitê de Prevenção e Resposta à Poluição da IMO

No dia 22 de fevereiro, durante o último dia de sessão do Subcomitê Prevenção e Resposta à Poluição (PPR) 6, o Dr. Flávio da Costa Fernandes, Chefe do Departamento de Oceanografia do Instituto de Estudos do Mar Alte Paulo Moreira, foi eleito Presidente do Subcomitê para o ano de 2020.

O Subcomitê PPR é responsável por todas as questões relacionadas com a prevenção e a resposta à poluição que se inserem no âmbito da Organização Marítima Internacional (IMO). Abrange os assuntos da Convenção MARPOL; o controle e o gerenciamento de organismos aquáticos nocivos na água de lastro e sedimentos dos navios; bioincrustação; sistemas anti-incrustantes; preparação, resposta e cooperação em caso de poluição causada por óleo e substâncias perigosas e nocivas; e a reciclagem segura e ambientalmente correta dos navios.

O Dr. Flávio da Costa Fernandes é graduado em biologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, possui mestrado e doutorado em oceanografia pela Universidade de São Paulo e, dentre outros cargos de destaque, é membro da Comissão Nacional de Biosegurança do Ministério da Defesa; membro da Comissão Técnica para Espécies Invasoras do Ministério do Meio Ambiente; membro do Grupo de Peritos em Água de Lastro da IMO (Joint Group of Experts on the Scientific Aspects of Marine Environmental Protection–GESAMP); e, desde 2014, desempenha o cargo de Vice-Presidente do Subcomitê PPR.

O Brasil é membro da IMO desde 1963 e, a partir de 1967, foi eleito e tem sido, ininterruptamente, reeleito como membro do seu Conselho.

Desde 1969, não havia nenhum representante do Brasil eleito para cargos de presidente em comitês e subcomitês da Organização Marítima Internacional.

(CCSM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>