Sessão Solene na Academia de História Militar Terrestre do Brasil

Sessão Solene na Academia de História Militar Terrestre do Brasil

A Academia de História Militar Terrestre do Brasil do Rio de Janeiro, cujo Patrono é o Marechal João Baptista de Mattos, promoveu Sessão Solene na Terça-feira do dia 10 de dezembro no auditório do Museu Militar Conde de Linhares/CEPHiMEx, antigo Quartel do CPOR/RJ situado à Avenida Pedro II, 383 em São Cristóvão, no Rio.

IMG-20191210-WA0089

O tradicional e histórico quartel onde durante 36 anos esteve instalado o CPOR/RJ, atual sede do Museu Militar Conde de Linhares e CEPHiMEx – Centro de Estudos e Pesquisas de Historia Militar do Exercito, viveu uma manhã especial, com a realização da posse como Acadêmico na Cadeira Especial Infantaria da Aeronáutica, do Cel R/1 Inf Aer JOÃO RAFAEL MALLORCA NATAL como 2º. Ocupante, sucedendo o 1º Ocupante, o saudoso Cel Av MANOEL CAMBESES Jr.

IMG-20191210-WA0081

Foi também concedida a Medalha do Mérito Histórico Militar Terrestre – MMHMT aos confrades General Mario Tadeu Bettega Bergo e Professor Israel Blajberg (Grau Comendador), Cineasta Daniel Mata Roque, Dr. Pedro Calmon Filho, Historiador Adler Homero da Fonseca, Eng Luiz Alberto D C. Fernandes e Eng Edson Areias Neto (Grau Oficial).

IMG-20191210-WA0098

Na ocasião foi também anunciada pelo Cel Claudio Moreira Bento, a dissolução da FAHIMTB – FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL, com as AHIMTBs instaladas no Rio, Brasilia, Resende e Porto Alegre tornando-se Autônomas. O Prof. Israel Blajberg fez um histórico da atuação da AHIMTB/RIO nos últimos 15 anos, e o respectivo Anúncio da Constituição Formal da AHIMTB/RIO Independente, saudando o Cel BENTO pelos relevantes serviços prestados a Historia Militar.

IMG-20191210-WA0097

O Mestre de Cerimonias foi o Cel Carlos Roberto Peres, da AHIMRB/Resende, e a leitura da Oração da Academia foi procedida pelo Acadêmico Cineasta Daniel Mata Roque, Secretario Executivo da AHIMTB/RIO. Seguiu-se Coquetel de confraternização com o lançamento dos livros Guararapes e Pensadores Militares, do Coronel Claudio Moreira Bento.

(Prof Israel Blajberg/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *