Sessão Solene – Posse de Acadêmicos – FAHIMTB / CEPHIMEX

Sessão Solene – Posse de Acadêmicos – FAHIMTB / CEPHIMEX

O tradicional e historico Palacete Laguna, na Rua Gen Canabarro, atual sede do CEPHiMEx – Centro de Estudos e Pesquisas de Historia Militar do Exercito viveu uma tarde concorrida, com a realização da Sessão Solene de Posse de Acadêmicos da FEDERAÇÃO DAS ACADEMIAS DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL, e da ACADEMIA DE HISTÓRIA MILITAR TERRESTRE DO BRASIL / RIO DE JANEIRO.

Foram empossados oito novos confrades, a saber: como 2° Presidente de Honra da FAHIMTB, o Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, General de Exército Mauro Cesar Lourena CID; como 2° Presidente de Honra da AHIMTB/RIO, o Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Divisão Riyuzo IKEDA; como Acadêmico Emérito, o General de Brigada Marcio Tadeu Bettega BERGO; como 3º. Ocupante da Cadeira General Francisco de Paula de Azevedo Pondé, o Coronel CLAUDIO Luiz de Oliveira; como 2º. Ocupante da Cadeira Especial Brigadeiro João de Souza da Fonseca Costa, o Cineasta DANIEL MATA ROQUE, e como Sócios Correspondentes: Subtenente de Cavalaria ÁLVARO Luiz dos Santos ALVES, Historiador do Arquivo Histórico do Exército – AHEX; Dr. Antônio SEIXAS, Presidente da Comissão Pró-Memória da OAB-Magé; Tenente R/2 de Infantaria Luiz Carlos GOMES, Sócio Efetivo do Instituto Histórico de Petrópolis.

O Mestre de Cerimonias foi o Orador da Academia, Cel Claudio Skora Rosty, e a leitura da Mensagem da FAHIMTB foi feita pelo Acadêmico Cel Antonio Ferreira Sobrinho.

O Chefe do CEPHIMEx, Gen BERGO, saudou o Cel BENTO pelos relevantes serviços prestados a Historia Militar, fazendo entrega da Medalha Sesquicentenario da Guerra da Triplice Aliança.

Seguiu-se Coquetel de confraternização oferecido pela DPHCEX, com o lançamento dos livros AMAZÔNIA BRASILEIRA, do Coronel Claudio Moreira Bento, e A COBRA VAI FILMAR – A 2ª Guerra no cinema brasileiro, de Daniel Mata Roque.

(BLAJBERG/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *