Sistema de Planejamento do Desporto Militar é implantado em organizações militares

Sistema de Planejamento do Desporto Militar é implantado em organizações militares

A Comissão Desportiva Militar do Brasil (CDMB) iniciou nesta semana a implantação do Sistema de Planejamento do Desporto Militar (SISATLETA 2.0) nas Organizações Militares que desenvolvem manifestações esportivas de rendimento e educacional.

Na quarta-feira (24), o gerente do projeto de modernização do SISATLETA 2.0 na CDMB, Coronel Marcos Pinheiro de Vasconcellos, ministrou instrução de capacitação de usuários, na Escola Naval, no Rio de Janeiro. Participaram representantes da Comissão de Desportos da Marinha (CDM), do Exército (CDE) e da Aeronáutica (CDA), da Escola Naval e da Academia Militar das Agulhas Negras.

MD_NOTICIAS_20210326_NOT03_FOTO01.jpeg

Em abril, serão capacitados os usuários das Escolas Preparatórias de Cadetes do Exército e da Aeronáutica, assim como do Colégio Naval e das escolas de formação de sargentos das Forças Armadas, finalizando o processo de implantação.

A entrega do SISATLETA modernizado é um marco na gestão da informação no âmbito da CDMB, no planejamento e nas operações esportivas, representando um salto nas ações de governança para administração desportiva militar do Brasil.

MD_NOTICIAS_20210326_NOT03_FOTO02.jpeg

O Sistema

O SISATLETA foi criado em 2014 e, em sua versão original, até o ano de 2019, serviu basicamente como fonte de dados pessoais de atletas militares, sendo amplamente empregado na participação da delegação militar brasileira nos VI Jogos Mundiais Militares, realizados na Coréia do Sul, no ano de 2015.

Em 2019, a CDMB iniciou os trabalhos para a modernização desse sistema, sobretudo, em função de demandas do Plano de Dados Abertos do Ministério da Defesa (PDA/MD), da Lei de Acesso à Informação (LAI) e, principalmente, pela necessidade de criação de uma ferramenta em plataforma eletrônica que ampliasse a base de dados cadastrais e otimizasse o planejamento no âmbito do Departamento de Desporto Militar.

O Sistema de Planejamento do Desporto Militar foi modernizado, com o objetivo de criar um robusto banco de dados sobre atletas e comissões técnicas militares, além das operações esportivas coordenadas pelo Departamento do Desporto Militar (DDM). Dessa forma, o SISATLETA 2.0 irá proporcionar maior precisão e celeridade ao planejamento orçamentário destinado ao desenvolvimento esportivo militar, sobretudo na manifestação de rendimento.

Atualmente, o SISATLETA 2.0 possui mais de 250 pontos de função. O sistema foi desenvolvido pela Gerência de Sistemas de Informação (GESIS) do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação do Ministério da Defesa, em coordenação com a Comissão Desportiva Militar do Brasil.

Com informações e fotos da Comissão Desportiva Militar do Brasil

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *