SOAMAR RIO na Passagem de Comando Força de Submarinos

Na data do dia 10 de dezembro, o comandante da Força de Submarinos, a centenária “Flotilha de Submersíveis”, CAlte Alan Guimarães Azevedo, passou o cargo ao Calte Luiz Carlos Rôças.

Importante componente do Poder Naval, seus integrantes são os “marinheiros até debaixo d’água”, como bem expressa seu dístico “Usque Ad Sub Acquam Nauta Sum“.

Compareceram ao evento o Presidente Dr Jose Antonio de Souza Batista, Presidente do Conselho Vet Melquisedech Afonso de Carvalho e diretores da SOAMAR-RIO – SOCIEDADE DE AMIGOS DA MARINHA.

20181210_104807

Nesta tradicional e histórica unidade naval, recordamos que poucos países dominam a tecnologia crítica da construção de submersíveis. Menos ainda tem capacidade de socorro a acidentes. O Brasil um deles, o único na América do Sul. Conhecer tudo isso de perto dá uma dimensão real do seu significado em termos de Poder Naval, compondo o quadro dos Fatores Militares do Poder Nacional. O Brasil vai dominando um ciclo quase completo que abrange desde a construção até a operação de sofisticadas belonaves com o PROSUB e o futuro submarino nuclear.

Esta semana é bastante significativa para a Força de Submarinos, para a Marinha e para o Brasil, quando à robusta família formada por cinco guerreiros de nomes indígenas: Tupi, Tamoio, Timbira, Tapajó e Tikuna, se incorpora o novíssimo S40 RIACHUELO, e dentro de mais alguns anos, o futuro S-N Alvaro Alberto, de propulsão nuclear, construídos no Brasil.

20181210_104831

Ao deixar a BACS, passamos pelas alas de marinheiros vestindo a farda branca perfilados no cais. O tradicional apito executa silvos longos e ondulosos, como o mar azul que descortinamos a nossa frente. Os sinais se sobrepõe ao ruído branco ao longe, o vento da baia fazendo tremular a Bandeira do Brasil e as flamulas indicativas no mastro principal.

Partimos, levando como ultima lembrança o Pavilhão Nacional tremulando no mastro do cais.

( Israel Blajberg /FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>