Soldado da Amazônia

Soldado da Amazônia

A Amazônia brasileira é um inestimável reduto de riquezas naturais e uma área de relevante importância econômica, política e estratégica no Brasil. Em vista disso, o Exército Brasileiro guarnece essa região dia e noite, tendo-a como prioridade em seus objetivos.

Soldado da Amazonia

O Soldado da Amazônia é o encarregado do Exército Brasileiro na missão de defendê-la. Cada militar integrante das mais de cinquenta instalações militares que compõem o Comando Militar da Amazônia presta relevante apoio à população local, não apenas no aspecto da defesa, mas também nas áreas de saúde, educação, missões subsidiárias, entre outras.

Desta forma, o Soldado da Amazônia tem a sua existência concretizada em um lema edificado em valores e compromisso à Nação: “Vida, Combate, Trabalho e Proteção”.

A Vida é destrinchada no dia a dia da região Amazônica, pois suas especificidades e a própria cultura da população local fazem com que o Soldado da Amazônia tenha o seu cotidiano voltado para as necessidades e prioridades do ambiente amazônico.

O Combate se define nas diversas missões contra os crimes ambientais de desmatamento, biopirataria, caça predatória de animais silvestres, cultivo de ervas ilícitas, nos crimes transfronteiriços e sobretudo, no combate ao narcotráfico, já que essa área possui fronteiras com vários países da América do Sul, alguns marcados pelo tráfico internacional de drogas.

Apesar do difícil acesso, o Exército se mostra presente em toda a Amazônia, seja por terra, ar ou pelas inúmeras hidrovias. Por isso, a missão de proteger esse patrimônio brasileiro enche o Soldado da Amazônia de orgulho e o dignifica como militar e cidadão, pois é por meio de seu trabalho que fica garantida a proteção da maior floresta tropical do planeta, o maior reservatório de água doce atualmente conhecido e um dos locais mais ricos em biodiversidade do mundo.

O Trabalho, característica marcante do militar, é ainda mais acentuado nas missões subsidiárias que o Soldado da Amazônia desempenha na floresta. Ele leva o amparo às populações nas enchentes, com remédios, atendimentos médico-hospitalares ou outras atividades diversas. Assim, o militar da Amazônia trabalha incessantemente para que a missão precípua do Exército de defender a Pátria em todos os sentidos seja cumprida.

Diante de todos esses aspectos, o lema “Vida, Combate, Trabalho” converge para um significado mais elevado, a Proteção de nossa Pátria. Afinal, seja nos aspectos da vida, nas missões de combate ou no frequente trabalho do Soldado da Amazônia, o objetivo primaz do Exército Brasileiro será sempre o de proteger a nação, em qualquer lugar, a qualquer hora e sob quaisquer condições.

Texto de autoria do Tenente Alexsandro Diniz da Costa, Bacharel em Ciências Militares.

O Tenente Diniz nasceu em Fortaleza-CE, em 29 de agosto de 1988. Assentou praça em 07 de fevereiro de 2009, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas-SP. Em seguida, ingressou na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), em Resende-RJ, graduando-se em 30 de novembro de 2013.

Possui em seu currículo o Curso de Infantaria da AMAN, o Curso Básico Paraquedista e o Estágio de Escalador Militar.

Atualmente, no posto de segundo tenente, exerce a função de Comandante de Pelotão no Comando de Fronteira Rondônia/6º Batalhão de Infantaria de Selva, sediado em Guajará-Mirim-RO.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *