Soldado Willian: da “louça” a Cozinheiro-Chefe pelo Projeto Soldado Cidadão

Soldado Willian: da “louça” a Cozinheiro-Chefe pelo Projeto Soldado Cidadão

Salinas (PA) – Diego Willian Correia é Cozinheiro-Chefe de um dos principais hotéis da cidade de Salinas, polo turístico do Estado do Pará, cidade onde nasceu e foi criado. Profissional bem-sucedido aos 26 anos, sua vocação foi descoberta dentro do Exército Brasileiro e aperfeiçoada pelos cursos que fez no Projeto Soldado Cidadão.

2soldado-cidadao-1

Em 1º de março de 2009, incorporou às fileiras do Exército o então Soldado Diego Willian Correia, na Base de Administração e Apoio do Comando Militar do Norte (CMN). Após o período básico, foi direcionado para o rancho do Quartel-General Integrado. Naquele momento, não sabia que sua vida estava para seguir novos rumos.

Nascido em Salinas, foi para Belém na adolescência para ser jogador de futebol. Passou por tradicionais clubes, quando, mesmo com disposição, não conseguiu o retorno esperado. Buscando uma carreira para garantir seu futuro, decidiu ser voluntário das Forças Armadas por conta do seu preparo físico e vontade de fazer a diferença pela Pátria.

Ao ser questionado sobre habilidades pessoais, disse que gostava de cozinhar em casa. Logo foi designado para cuidar da louça do cassino dos oficiais. A função pode ser considerada simples, mas o Soldado Willian destacou-se e, nos primeiros meses, conquistou uma vaga no curso de Garçom e Barman, pelo Projeto Soldado Cidadão.

Com a oportunidade, foi designado a servir os Comandantes do CMN e da 8ª Região Militar e seus convidados. Ofereceu seus excelentes serviços aos mais altos postos militares, como os Comandantes da Força que visitaram Belém e autoridades civis do Estado, incluindo Governadores, Senadores, Deputados, Desembargadores e Juízes.

O Soldado Willian foi conquistando seu espaço e ganhou total confiança de seus superiores. Com isso, recebeu mais um reconhecimento: foi selecionado para fazer mais um curso dentro do Projeto Soldado Cidadão, dessa vez voltando para a cozinha. O Curso de Auxiliar de Cozinha trouxe noções básicas de alimentação, equilíbrio calórico, manuseio de gêneros alimentícios e balanço de porções, dentre outras novidades.

Gostava e tinha muito orgulho de ser garçom, mas o Soldado Willian encontrou-se ao retornar para a cozinha do rancho. Feliz e empolgado com os novos conhecimentos, participou da seleção para o curso de Cozinheiro Profissional, obtendo êxito. Devido à sua colocação, recebeu uma bolsa do Exército Brasileiro para adiantar seus estudos, também através do Projeto Soldado Cidadão.

Em suas palavras, sua vida mudou. Começou a elaborar suas próprias receitas, sofisticar sua produção. Seus pratos ganharam fama e foi designado para cozinhar para os almoços e jantares de autoridades que visitavam o Quartel-General Integrado. Descobriu grande habilidade com manuseio de produtos regionais e facilidade de lidar com os gostos peculiares da Amazônia, como peixes e frutas. Para quem teve a chance de provar, pôde comprovar não somente o alimento saboroso, mas também o toque de dedicação e realização pessoal dada pelo Soldado Willian a seus produtos culinários. Ele estava realizado profissionalmente.

Um Aprendizado para a vida 

Em 2014, após os três cursos desenvolvidos pelo Projeto Soldado Cidadão, o Soldado Willian saiu do Exército e voltou para sua cidade, Salinas. Com um currículo diferenciado e suas habilidades como militar, teve a oportunidade de escolher o local em que queria trabalhar. Tinha, em seu histórico, servido e cozinhado para algumas das maiores autoridades que visitaram ou trabalham em Belém.

soldado-cidadao-1

O Ex-Soldado Willian também carregava sua vida militar, os valores de respeito, sua disciplina, sua preocupação e dedicação, a presteza no trato para com as pessoas, sua pontualidade, sua admiração à experiência de superiores, sua gentileza para com os subordinados, sua vontade de aprender e de ensinar. Características que todo militar carrega em sua vida, mesmo não vestindo mais a farda.

Hoje, aos 26 anos, Willian é Cozinheiro-Chefe de um dos principais hotéis de Salinas, polo turístico do Estado do Pará. É responsável pelo jantar dos hóspedes e visitantes. Inicia seus trabalhos ainda de tarde, para deixar pronto para o momento do grande movimento. É dedicado e deposita em seu trabalho o amor pelo que faz. Sua postura militar é destacada por superiores e subordinados, por cobrar e sempre buscar entregar o melhor prato que pode fazer. Costuma conversar com os clientes, desenvoltura que adquiriu no curso de Garçom e Barman.

Quando questionado sobre a diferença entre o Soldado Willian e o Cozinheiro-Chefe Diego Willian, diz ser outra pessoa. Descobriu sua vocação dentro de um quartel do Exército Brasileiro e uniu seu aprendizado técnico e disciplina militar para conquistar seu diferencial no mercado de trabalho. É um profissional diferenciado e é reconhecido por isso. Se deixasse um recado para o jovem do dia 1º de março de 2009, diria para ele abraçar as oportunidades que o Exército Brasileiro dará a ele, que ele conquistou seu espaço e que está construindo seu futuro. Diria que tudo isso dará certo.

Aos jovens recrutas, que incorporaram ao Exército neste ano, e aos que buscam nas Forças Armadas uma chance de mudar de vida, aconselha a aproveitarem seu tempo de quartel para crescer, para encontrar sua vocação e desenvolver seus estudos. E, principalmente, para aliarem a disciplina militar aos conhecimentos profissionais, o que pode ser o diferencial no mercado de trabalho.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *