Soldados recém-formados visitam o Museu da Imigração da Ilha das Flores

Soldados Fuzileiros Navais (SD-FN) recém-formados pelo Centro de Instrução Almirante Milcíades Portela Alves cumpriram três semanas de Estágio de Adaptação na Tropa de Reforço e, como parte do adestramento, realizaram uma visita ao Museu da Imigração da Ilha das Flores.

Soldados Fuzileiros Navais realizaram uma parte do estágio na Ilha das Flores

Soldados Fuzileiros Navais realizaram uma parte do estágio na Ilha das Flores

Durante a visitação ao Centro de Memória e ao roteiro do Museu a Céu Aberto, os 102 SD-FN tiveram a oportunidade de conhecer as atividades da Hospedaria de Imigrantes que funcionou na Ilha das Flores de 1883 a 1966, tendo acolhido imigrantes portugueses, espanhóis, italianos, alemães, austríacos, russos, poloneses, árabes e judeus, dentre outros grupos. Foram detalhados, também, os aspectos que marcaram a transferência da posse e preservação da Ilha das Flores para a Marinha do Brasil por meio do Corpo de Fuzileiros Navais, desde 1971.

O projeto da imigração na Ilha das Flores é fruto de uma parceria entre a Marinha, representada pela Tropa de Reforço, e a Universidade Estadual do Rio de Janeiro firmada em dezembro de 2012, tendo sido estendida aos Estados Unidos da América, a partir da assinatura de um Protocolo de Cooperação cultural com foco na história da imigração de ambos os países.

Assim, o Centro de Memória da Imigração da Ilha das Flores ingressou no circuito mundial de museus relacionados ao tema. Além disso, em recente visita de certificação realizada na Ilha das Flores, a Secretaria de Turismo do Estado do Rio de Janeiro reconheceu o Centro de Memória como instalação de interesse turístico de valor histórico.

Conheça mais sobre a história da imigração na Ilha das Flores em http://www.hospedariailhadasflores.com.br e agende a sua visita.

(CCSM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>