Solenidade de Encerramento do Curso Superior de Inteligência Estratégica de 2015

O Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE) da Escola Superior de Guerra (ESG), ano letivo de 2015, realizou a solenidade de encerramento e diplomação da Turma “Supremacia Estratégica”, em 17 de julho de 2015.

ESG 1

Depois do canto do hino nacional brasileiro, o Tenente-Brigadeiro do Ar Rafael Rodrigues Filho, acompanhado do Diretor-Geral de Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Ilques Barbosa Junior, representando o Comandante da Marinha, Almirante de Esquadra Eduardo Bacellar Leal Ferreira, e do diretor do CSIE e Assistente da Marinha na ESG, Contra-Almirante André Luiz Silva lima de Santana Mendes, deu inicio à cerimônia.

Em continuidade, o orador da Turma, Tenente-Coronel de Cavalaria, Rovian Alexandre Janjar, discursou em nome dos 28 formandos, seguindo-se a entrega dos diplomas pelos integrantes da Mesa de Honra e dos distintivos do CSIE pelas madrinhas ou padrinhos.

ESG 2

Após fazer uso da palavra, o Coronel do Corpo de Bombeiros Militares do Estado do Mato Grosso, Aderson José Barebosa, estagiário de maior precedência do Curso, e o Comandante da ESG inauguraram a placa que registra a passagem pela Escola dos concludentes do CSIE/2015.

Ao dirigir-se aos formandos, o Brigadeiro Rodrigues Filho falou da importância de diplomar civis e militares que tiveram a oportunidade de renovar e ampliar suas capacitações. Destacou que, há dezenove anos, a ESG, casa em que se pensa o Brasil, dedica especial atenção ao Curso Superior de Inteligência Estratégica, considerado como uma etapa obrigatória ao processo de assessoramento estratégico e tomada de decisão de Estado.

ESG 3

Prestigiaram ao evento o General de Exército (R1) Pedro Luiz de Araujo Braga; o Tenente-Brigadeiro (R1) do Ar Marco Aurélio Gonçalves Mendes; o Chefe do Centro de Capacitação Física do Exercito; o Vice-Almirante (RM1) Ricardo Antônio Veiga Cabral, Presidente da Associação dos Diplomados da Escola Superior de Guerra; o Contra-Almirante (IM) Sérgio Luiz de Andrade, Presidente da Caixa de Construção de Casas para o Pessoal da Marinha; o Contra-Almirante Antonio Fernando Garcez Faria, Diretor da Escola de Guerra Naval; o General de Brigada Elias Rodrigues Martins Filho, Comandante da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército, o Brigadeiro Engenheiro Manoel Andrade Rebelo; e o Brigadeiro Intendente Luiz Tirré Freire, Vice-Reitor da Universidade da Força Aérea, além de outras autoridades presentes.

O Curso

O CSIE é um curso ministrado no Campus ESG Rio de Janeiro, com a duração de vinte semanas, e tem por objetivo proporcionar conhecimentos para o exercício de funções de inteligência estratégica na administração pública e, em especial, nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

(ESG ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>