Solenidade de Encerramento do Curso Superior de Inteligência Estratégica de 2018

Solenidade de Encerramento do Curso Superior de Inteligência Estratégica de 2018

Em 13 de julho, foi realizada no Campus Rio de Janeiro da Escola Superior de Guerra (ESG) a solenidade de encerramento e diplomação da Turma “Sapere Aude”, do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE).

A Mesa de Honra foi composta pelo Comandante da Escola, General de Exército Décio Luís Schons, o Subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, e o Diretor do CSIE/2018 e Assistente da Marinha na ESG, Contra-Almirante Luiz Carlos Rôças Corrêa.

Em nome dos 28 formandos, o Orador da Turma, o Major Waldicharbel Gomes Moreira, da Polícia Militar do Distrito Federal, destacou a trajetória do curso e significado do nome do grupo que, dentre outras traduções, significa “Atreva-se a Conhecer”. Na sequência, houve a entrega dos diplomas pelos integrantes da Mesa de Honra, e dos distintivos do CSIE pelas madrinhas e padrinhos.

A inauguração da placa que registra a passagem da Turma pela Escola coube ao estagiário de maior precedência do Curso, Coronel Infante Cláudio Bento Nascimento da Silva (FAB) e ao General Schons que, ao dirigir-se aos formandos, destacou a importância de fortalecer as relações institucionais por meio das relações interpessoais e incitou aos formandos a serem inspirados pelo símbolo do CSIE, para que se mantenham motivados ao cumprimento do dever.

Prestigiaram a solenidade, o Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, Comandante em Chefe da Esquadra; o Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, Diretor da Escola de Guerra Naval; o Dr. Joubert Martins Moreira, Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência; o Coronel da PM Marcelo Vieira Salles, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o Dr. Márcio Augusto Alves, Procurador Geral do Ministério Público do Estado do Amapá; o Dr. Renato Silva de Oliveira, Procurador Chefe da Procuradoria da República no Rio de Janeiro; Inspetor Rafael Pinto Alvim, Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Rio de Janeiro; e demais autoridades.

O CURSO
O CSIE é um curso ministrado no Campus ESG Rio de Janeiro, com a duração de vinte semanas, e tem por objetivo proporcionar conhecimentos para o exercício de funções de inteligência estratégica na administração pública e, em especial, nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

(ESG ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *