Solenidade de Encerramento do Curso Superior de Inteligência Estratégica de 2018

Em 13 de julho, foi realizada no Campus Rio de Janeiro da Escola Superior de Guerra (ESG) a solenidade de encerramento e diplomação da Turma “Sapere Aude”, do Curso Superior de Inteligência Estratégica (CSIE).

A Mesa de Honra foi composta pelo Comandante da Escola, General de Exército Décio Luís Schons, o Subcomandante da ESG, Vice-Almirante Carlos Frederico Carneiro Primo, e o Diretor do CSIE/2018 e Assistente da Marinha na ESG, Contra-Almirante Luiz Carlos Rôças Corrêa.

Em nome dos 28 formandos, o Orador da Turma, o Major Waldicharbel Gomes Moreira, da Polícia Militar do Distrito Federal, destacou a trajetória do curso e significado do nome do grupo que, dentre outras traduções, significa “Atreva-se a Conhecer”. Na sequência, houve a entrega dos diplomas pelos integrantes da Mesa de Honra, e dos distintivos do CSIE pelas madrinhas e padrinhos.

A inauguração da placa que registra a passagem da Turma pela Escola coube ao estagiário de maior precedência do Curso, Coronel Infante Cláudio Bento Nascimento da Silva (FAB) e ao General Schons que, ao dirigir-se aos formandos, destacou a importância de fortalecer as relações institucionais por meio das relações interpessoais e incitou aos formandos a serem inspirados pelo símbolo do CSIE, para que se mantenham motivados ao cumprimento do dever.

Prestigiaram a solenidade, o Vice-Almirante Alípio Jorge Rodrigues da Silva, Comandante em Chefe da Esquadra; o Contra-Almirante Sergio Fernando de Amaral Chaves Junior, Diretor da Escola de Guerra Naval; o Dr. Joubert Martins Moreira, Superintendente da Agência Brasileira de Inteligência; o Coronel da PM Marcelo Vieira Salles, Comandante Geral da Polícia Militar do Estado de São Paulo; o Dr. Márcio Augusto Alves, Procurador Geral do Ministério Público do Estado do Amapá; o Dr. Renato Silva de Oliveira, Procurador Chefe da Procuradoria da República no Rio de Janeiro; Inspetor Rafael Pinto Alvim, Superintendente Regional da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Rio de Janeiro; e demais autoridades.

O CURSO
O CSIE é um curso ministrado no Campus ESG Rio de Janeiro, com a duração de vinte semanas, e tem por objetivo proporcionar conhecimentos para o exercício de funções de inteligência estratégica na administração pública e, em especial, nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência (SISBIN).

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>