SOLENIDADE DE PASSAGEM DE COMANDO

O General de Exército Marcos Antonio Amaro dos Santos assumiu, na quarta-feira (3), o Comando Militar do Sudeste (CMSE) em substituição ao General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, nomeado Ministro da Secretaria de Governo da Presidência da República.

A solenidade ocorreu no Pátio Sargento Mário Kozel Filho, no Quartel-General do Ibirapuera, sede do CMSE. O Presidente da República, Jair Bolsonaro, prestigiou a cerimônia ao lado de diversas autoridades civis e militares, como o vice-presidente, General de Exército Hamilton Mourão, o Ministro da Casa Civil, Onyx Lorenzoni, o Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva, o Ministro da Segurança Institucional, General de Exército Augusto Heleno, o Governador do Estado de São Paulo, João Doria, o Comandante interino do Exército, General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos, e o Comandante-Geral de Apoio da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente Brigadeiro do Ar Paulo João Cury.

General Ramos

Nascido em 12 de junho de 1956, no Rio de Janeiro (RJ), o General Ramos ingressou no Exército Brasileiro em 8 de março de 1973, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), em Campinas (SP). Foi declarado Aspirante a Oficial de Infantaria pela Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) em 14 de dezembro de 1979 e promovido ao posto de General de Exército em 25 de novembro de 2017.

O General Ramos comandou o 8º Batalhão de Infantaria Motorizado (8º BIMtz), em Santa Cruz do Sul (RS), a 8ª Brigada de Infantaria Motorizada, em Pelotas (RS), a 11ª Região Militar, em Brasília (DF) e a 1ª Divisão de Exército, no Rio de Janeiro (RJ). Também foi Instrutor Chefe da Seção de Instrução Especial na AMAN, Assessor Parlamentar no Gabinete do Comandante do Exército, Adido Militar de Defesa em Israel, Chefe do Estado-Maior da Brigada de Infantaria Paraquedista, Assistente do Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército e Force Commander na Missão de Paz do Haiti.

General Amaro

Natural de Motuca (SP), o General Amaro é praça de 4 de março de 1974. Foi declarado Aspirante a Oficial da Arma de Artilharia em 15 de dezembro de 1980 e promovido ao posto de General de Exército em 31 de março de 2018.

Entre os principais cargos e funções exercidos pelo General Amaro estão: Instrutor da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) e da Escola de Aperfeiçoamento de Oficiais (EsAO); Adjunto da Casa Militar da Presidência da República e do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República; Adido Militar na Embaixada do Brasil no Suriname; Comandante da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx), da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada e da 3ª Divisão de Exército; Oficial do Gabinete do Comandante do Exército; Chefe da Casa Militar da Presidência da República; além de Secretário de Segurança Presidencial do Gabinete de Segurança Institucional e Secretário de Economia e Finanças do Exército Brasileiro.

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>