Solenidade de substituição da Bandeira Nacional dará início às comemorações da Semana do Marinheiro em Brasília

Brasília (DF) – A solenidade de substituição da Bandeira Nacional, hasteada no mastro especial na Praça dos Três Poderes, em Brasília, irá ocorrer, excepcionalmente, no domingo (10) de dezembro, às 10 horas. A cerimônia ficará a cargo da Marinha e a data marcará o início das comemorações do Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro.

Em cumprimento ao decreto nº 5.605, de 6 de dezembro de 2005, a Marinha, o Exército, a Aeronáutica e o Governo do Distrito Federal (GDF) se revezam na organização da substituição da Bandeira Nacional, a cada primeiro domingo do mês. O rodízio é coordenado pelo Ministério da Defesa (MD).

A Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes mede 286 m² e está presa a um mastro especial formado por 24 hastes metálicas e permanece hasteada a 100 metros do chão.

Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro surgiu em homenagem à Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil , que nasceu em 13 de dezembro de 1807.

A comemoração deste dia é uma homenagem pela sua bravura em batalhas, além do grande sentimento de humanismo e dedicação às atividades navais.

Nessa data, organizações da Marinha de todo o Brasil realizam cerimônias com a entrega de medalhas em reconhecimento aos serviços prestados à Força Naval.

Foto: Tereza Sobreira/MD

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>