Solenidade de substituição da Bandeira Nacional dará início às comemorações da Semana do Marinheiro em Brasília

Solenidade de substituição da Bandeira Nacional dará início às comemorações da Semana do Marinheiro em Brasília

Brasília (DF) – A solenidade de substituição da Bandeira Nacional, hasteada no mastro especial na Praça dos Três Poderes, em Brasília, irá ocorrer, excepcionalmente, no domingo (10) de dezembro, às 10 horas. A cerimônia ficará a cargo da Marinha e a data marcará o início das comemorações do Dia do Marinheiro, celebrado em 13 de dezembro.

Em cumprimento ao decreto nº 5.605, de 6 de dezembro de 2005, a Marinha, o Exército, a Aeronáutica e o Governo do Distrito Federal (GDF) se revezam na organização da substituição da Bandeira Nacional, a cada primeiro domingo do mês. O rodízio é coordenado pelo Ministério da Defesa (MD).

A Bandeira Nacional na Praça dos Três Poderes mede 286 m² e está presa a um mastro especial formado por 24 hastes metálicas e permanece hasteada a 100 metros do chão.

Dia do Marinheiro

O Dia do Marinheiro surgiu em homenagem à Joaquim Marques Lisboa, o Almirante Tamandaré, patrono da Marinha do Brasil , que nasceu em 13 de dezembro de 1807.

A comemoração deste dia é uma homenagem pela sua bravura em batalhas, além do grande sentimento de humanismo e dedicação às atividades navais.

Nessa data, organizações da Marinha de todo o Brasil realizam cerimônias com a entrega de medalhas em reconhecimento aos serviços prestados à Força Naval.

Foto: Tereza Sobreira/MD

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *