Solenidade no Campo de Santana, Rio de Janeiro, rememora e exalta os 130 anos da República no Brasil

Na manhã de 14 de novembro, o Exército Brasileiro, por intermédio do Comando Militar do Leste, do Departamento de Educação e Cultura do Exército (DECEx) e da Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), realizou, no Campo de Santana, uma solenidade em comemoração aos 130 anos da República no Brasil. O objetivo principal foi rememorar e exaltar a data da Proclamação da República, celebrada em 15 de novembro.

Durante a formatura, foi colocada uma corbelha de flores no busto do Marechal Deodoro da Fonseca após a leitura do texto alusivo à data. Na cerimônia, houve o desfile de tropas, tendo como auge a passagem do 2º Regimento de Cavalaria de Guardas (Regimento Andrade Neves), que bradou o grito “Viva a República!”. À frente da tropa, estava um militar caracterizado de “Deodoro da Fonseca”, rememorando o momento histórico em que o Marechal montou em seu cavalo e levantou seu chapéu no local onde fica hoje o Campo do Santana, no centro do Rio de Janeiro, e declarou o início de um novo regime político no país.

O evento consagrou um momento cívico de grande importância para a sociedade brasileira. Após a formatura, ocorreram apresentações musicais da Orquestra Sinfônica; da banda Brazilian Piper, do tenor Ricardo Gaio, conhecida pelas gaitas de fole; e de bandas do Exército Brasileiro com um repertório clássico e popular.

O Comandante Militar do Leste prestigiou o evento, que também contou com a presença de outros oficiais-generais, de autoridades militares da ativa e da reserva, de estudantes e de convidados.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>