Solidariedade e informação no dia a dia do combate ao novo coronavírus pelos militares

Solidariedade e informação no dia a dia do combate ao novo coronavírus pelos militares

Com mais de 29 mil homens e mulheres empregados em todos os recantos do Brasil, a atuação das Forças Armadas também passou a ser essencial no combate à pandemia da Covid- 19. Assim, para esse grande contingente também não há fim de semana ou feriado.

esta imagem não possui descrição

Neste sábado, (18), como tem ocorrido nos outros 27 dias de atuação, desde o começo da Operação Covid-19, as atividades envolvem mais do que patrulhamentos, fiscalizações e descontaminações de locais públicos entre outras atividades. Envolvem solidariedade. Amor ao próximo.

esta imagem não possui descrição

Um dos exemplos é a iniciativa de um grupamento de militares do Comando Conjunto Norte (CCN). Até 23 de abril, eles estão recebendo e organizando materiais e gêneros alimentícios para serem distribuídos à população em situação de vulnerabilidade social acolhidas no Estádio Estadual Jornalista Edgar Proença, conhecido como Mangueirão.

Em outro extremo do País, nos municípios gaúchos de Rio Grande e São José do Norte, militares do Comando do 5º Distrito Naval apoiaram o Centro de Convívio Meninos do Mar com a distribuição de 140 cestas básicas. Os beneficiados foram alunos da rede pública de famílias de baixa renda. Na capital do Estado, a Associação dos Veteranos da Organização Toco – AVAT entregou ao 8º Batalhão Logístico 30 m de tecido e aviamentos. O material é para ser empregado na confecção de máscaras para aqueles que estão na linha de frente do combate à Covid-19.

Já na capital do Mato Grosso do Sul, militares do 20° Regimento de Cavalaria Cega doam sangue ao Hemosul. Em Manaus, as Organizações Militares de Comando do 9º Distrito Naval entregaram kits de alimentação para famílias de crianças do Programa Forças no Esporte (PROFESP).

esta imagem não possui descrição

Descontaminação
Na manhã de hoje, foi dia de descontaminar o Terminal Marítimo de Mar Grande, sistema de transporte hidroviário que atende a travessia entre Salvador e a Ilha de Itaparica. O terminal tem fluxo diário de aproximadamente 4 mil passageiros. A ação, realizada por militares do Comando Conjunto Bahia, ocorreu das 09h30 às 11h30. Atividade semelhante ocorreu no posto da Polícia Rodoviária Federal, no município de Eldorado do Sul, no Rio Grande do Sul.

No Pará, em Marabá, o local selecionado para ser limpo foi a praça São Francisco, no bairro Cidade Nova. O local é um espaço público onde costuma ocorrer de aglomeração de pessoas, com academia e brinquedos infantis.

esta imagem não possui descrição

Na Baixada Santista, no Estado de São Paulo, e no 3 ° Batalhão de Aviação do Exército, em Campo Grande (MS) foram higienizadas as instalações das organizações militares locais. A ação também serviu para capacitar a tropa que realiza essas atividades em locais públicos.

Também na Região Sul, outra importante atividade é realizada pelos 6° Grupo de Artilharia de Campanha, 9 ° Batalhão de Infantaria Motorizada e 13ª Companhia de Comunicações: o patrulhamento e fiscalização em pontos de controle.

esta imagem não possui descrição

E como no cenário atual informação continua sendo um bem valioso, militares do Comando Conjunto Norte entregaram panfletos informativos a quem transitava por dois pontos da capital paraense: no Terminal Rodoviário de Belém e na Feira da 25 de setembro. As mensagens reforçavam a necessidade das medidas preventivas contra o novo coronavírus.

Da mesma forma, para ampliar o combate à doença, é imprescindível a multiplicação de conhecimentos. Por isso, em São Borja (RS), foram capacitadas 40 pessoas para atuarem como padioleiros. A iniciativa é do 2º Regimento de Cavalaria Mecanizado.

esta imagem não possui descrição

Transporte
No fim da tarde, mais quatro respiradores foram retirados das instalações do SENAI Amapá e conduzidos pelo Exército para embarcarem novamente em avião da FAB. Os aparelhos seguem para o SENAI. MG, onde serão consertados. A iniciativa contempla parceria entre o Ministério da Defesa e a Confederação Nacional de Indústria (CNI).

esta imagem não possui descrição

Ainda na manhã deste sábado, uma aeronave C-99, da Força Aérea Brasileira, decolou do Rio de Janeiro com carregamento de 460 kg de álcool em gel e equipamentos de proteção individual. O material será transportado até Brasília e Boa Vista, em Roraima.

Outra aeronave, um C-105, também da FAB, decolou de Guarulhos (SP) com destino a Campo Grande (MS). No avião, foram transportadas 20 mil máscaras e 15 respiradores hospitalares.

Por Margareth Lourenço, com informações dos Comandos Conjuntos Ativados

Fotos: Divulgação Forças Armadas

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *