Substituição do Pavilhão Nacional em Brasília reúne idosos e crianças

Substituição do Pavilhão Nacional em Brasília reúne idosos e crianças

Brasília (DF) – O Exército Brasileiro comandou, no dia 05 de fevereiro, a solenidade de substituição do Pavilhão Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília (DF). O Comando Militar do Planalto coordenou a atividade e convidou idosos do Lar São José e do Lar dos Velhinhos, abrigos sediados em Sobradinho (DF), para o evento.

BANDEIRA 2

Para o maranhense José Wilson Celestino, 72, do Lar São José, foi a primeira vez na cerimônia, apesar dos mais de 40 anos vivendo na Capital Federal. “Eu me senti feliz, por ser um idoso que percorreu boa parte do nosso País. Aqui me sinto no coração do Brasil, além de ver essa arquitetura fora de série. É uma bênção”, comentou, admirado.

BANDEIRA 1

Autoridades civis e militares acompanharam a substituição da Bandeira Nacional, presidida pelo Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. Famílias inteiras, turistas e o Grupo de Escoteiros Caio Martins também marcaram presença no tradicional evento.

BANDEIRA 3

Jovens capoeiristas do Projeto “Picasso não Pichava”, da Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social do Distrito Federal, encerraram a programação. Antes da demonstração, Breno de Almeida, 13, morador de Ceilândia, observou a solenidade militar: “Achei as fardas bem coloridas, deu vontade de marchar junto”. O projeto atende a 165 meninos e meninas residentes em áreas socialmente vulneráveis.

O Pavilhão Nacional

O Pavilhão Nacional é um símbolo da soberania da Pátria. Quando é trocado, outra bandeira já se encontra no topo do mastro. O arquiteto Sérgio Bernardes foi o responsável pelo projeto do mastro, que possui 100 metros de altura e 24 hastes metálicas que representavam os Estados da Federação existentes à época de sua inauguração, em 1972.

BANDEIRA 4

A troca da Bandeira na Praça dos Três Poderes é realizada todos os meses, e sua solenidade ocorre em revezamento entre as Forças Armadas e o Governo do Distrito Federal.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *