Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Júnior assume Comando da Aeronáutica

Tenente-Brigadeiro do Ar Baptista Júnior assume Comando da Aeronáutica

Na tarde desta segunda-feira (12), o Tenente-Brigadeiro do Ar Antonio Carlos Moretti Bermudez transmitiu o cargo de Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB) ao Tenente-Brigadeiro do Ar Carlos de Almeida Baptista Junior. A cerimônia, na Ala 1, Base Aérea de Brasília, contou com a presença do Ministro da Defesa, Walter Braga Netto, que acompanhou o Presidente da República, Jair Bolsonaro.
A solenidade marcou a despedida do Brigadeiro Bermudez do serviço ativo, após mais de 46 anos de vida militar. Ao agradecer a todos que passaram por sua trajetória, ele reiterou que deixa “a certeza que estamos na proa certa. O suor do nosso trabalho constitui uma inestimável herança luminosa que jamais será esquecida pelo povo brasileiro”.
O Brigadeiro Bermudez deu boas-vindas ao Brigadeiro Baptista Júnior, que recebeu o bastão de comando. “Que suas decisões frutifiquem em favor da Força Aérea e em proveito do nosso Brasil”, desejou.
Bermudez.jpg
Ao falar, o Ministro Braga Netto destacou as atuações da Força Aérea sob comando do Brigadeiro Bermudez, como, entre outras missões, o combate a ilícitos transfronteiriços e ambientais, o transporte de órgãos, o apoio à saúde em áreas remotas do País. Lembrou ainda a Operação Covid-19 e todo o esforço aéreo no deslocamento de cilindros de oxigênio, respiradores, vacinas, insumos.
O Ministro da Defesa mencionou também o empenho da Marinha e do Exército no enfrentamento à pandemia. “Nosso trabalho exige sacrifício e dedicação, permanente vigilância e prontidão, especialmente nos momentos em que a sociedade brasileira necessitar das nossas capacidades”, ressaltou.
BN.jpg
O Brigadeiro Baptista Junior homenageou o Brigadeiro Bermudez, recordando suas marcantes funções na Força Aérea ao longo de sua jornada. Um dos destaques foi a Chefia do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica, quando “conduziu desafiante e minucioso trabalho de cobertura do acidente do voo Air France 447”, elogiou. Ele agradeceu a confiança do Presidente Bolsonaro na nova missão que se inicia. “A FAB é responsável pela soberania do nosso espaço aéreo. Seguiremos o processo de evolução contínua, caminhando do possível ao necessário e melhorando nossa eficiência”, ressaltou.
BJ.jpg
O Brigadeiro Bermudez foi presenteado com o espadim de cadete da Aeronáutica, marco do início de sua carreira na FAB. Ele recebeu ainda a bandeira-insígnia de Comandante da Força Aérea, arriada do mastro e entregue durante a cerimônia. A ocasião solene foi encerrada com desfile da tropa ao som da canção Bandeirantes do Ar, entoada pela Banda de Música da Base Aérea de Brasília. Enquanto os militares marchavam em continência ao novo Comandante, aviões da Esquadrilha da Fumaça sobrevoaram o céu da Ala 1.

Estiveram também presentes na cerimônia o Vice-Presidente da República, Hamilton Mourão, o Chefe do Estado Maior Conjunto das Forças Armadas, Tenente-Brigadeiro do Ar Raul Botelho, ministros, embaixadores e demais autoridades militares e civis.
Por Mariana Alvarenga
Fotos: Alexandre Manfrim
(MD ASCOM/FM)
Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *