Tenente-Brigadeiro Rossato presta homenagem ao Exército Brasileiro

Tenente-Brigadeiro Rossato presta homenagem ao Exército Brasileiro

Instituição celebra 368 anos de criação com cerimônia militar em Brasília (DF)

O Comandante da Aeronáutica, Tenente-Brigadeiro do Ar Nivaldo Luiz Rossato, saudou o Exército Brasileiro pelos 368 anos da instituição militar, celebrado nesta terça-feira (19). Em nome da Força Aérea Brasileira e da Marinha do Brasil, o oficial-general proferiu um discurso dirigido ao Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, parabenizando todos os homens e mulheres que fazem parte da organização. A cerimônia aconteceu no Quartel General (QG) em Brasília (DF).

rossato 1

“Ao saudar cada um dos integrantes do Exército Brasileiro por sua data comemorativa, exalto aqueles que foram os pioneiros na luta pela liberdade e acenderam a chama do sentimento patriótico da nação. Enalteço a valiosa herança histórica dos integrantes do passado que sacrificaram a vida a lutar por uma nação livre e mais justa. Ao mesmo tempo que exalto esse legado, estou convicto de que pelos diuturnos esforços de seus integrantes há de manter o elevado patamar de reconhecimento e respeito perante a sociedade brasileira”, destacou o Tenente-Brigadeiro Rossato em seu discurso.

Participaram da solenidade membros do Alto-Comando da Marinha, Exército e Força Aérea Brasileira, além de autoridades do Ministério da Defesa e adidos militares de forças estrangeiras no Brasil. Após a cerimônia de saudação, os oficiais-generais acompanharam a inauguração de um quadro comemorativo, intitulado “O Comandante”, obra do Coronel da reserva Pedro Paulo Cantalice Estigarríbia.

rossato 2

Os militares também acompanharam a formatura comemorativa ao Dia do Exército, realizada na Concha Acústica do Setor Militar Urbano. A solenidade foi presidida pelo Ministro da Defesa Aldo Rebelo que, acompanhado do General Villas Bôas, recebeu as honras de gala, com salvas de tiro de canhão, e foi recepcionado pelas autoridades presentes.

Em suas palavras, o Ministro destacou momentos históricos da instituição e a atuação dos militares. “A história do Exército Brasileiro confunde-se com a trajetória da construção de nosso País e de nossa identidade nacional. Celebramos, hoje, a Data Magna de uma Instituição que, assim como a Marinha e a Aeronáutica, é desprovida de qualquer busca por protagonismo fácil no cenário político institucional. As Forças Armadas ajudam a formar o pensamento nacional e a modelar os objetivos permanentes do País”, enfatizou.

rossato 3

Durante a cerimônia foi entregue a Ordem do Mérito Militar (OMM) a 287 agraciados, dentre eles a Universidade da Força Aérea (UNIFA), que foi condecorada com a honraria imposta sobre o estandarte da unidade. Diversos militares da FAB também receberam a homenagem destinada a distinguir aqueles que praticaram ação destacada ou serviço relevante em prol da instituição. Civis e militares de outras forças também receberam a Medalha Exército Brasileiro.

rossato 4

Além do tradicional desfile militar com integrantes do Batalhão da Guarda Presidencial (BGP) e do Primeiro Regimento de Cavalaria de Guardas (1º RCG), foi montada uma exposição com materiais de emprego militar, entre eles a viatura lançadora múltipla Astros, blindados de reconhecimento, o veículo blindado de transporte de pessoal Guarani e o radar Saber, também utilizado pela FAB.

19 de abril – Dia do Exército Brasileiro – veja homenagem em vídeo.

 

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *