Tiro de Guerra de São Carlos comemora 100 anos de apoio, presença e Braço Forte do Exército na região

São Carlos (SP) – No dia 31 de outubro, o Tiro de Guerra 02-035 (São Carlos) comemorou 100 anos. Na ocasião foi realizada pela Câmara Municipal de São Carlos uma sessão solene alusiva à data e uma formatura na sede do Tiro de Guerra. A mesma contou com a participação de ex-atiradores e instrutores que serviram no TG, os quais desfilaram em homenagem ao centenário daquele Órgão de Formação.

As atividades comemorativas contaram com a presença do General de Exército João Camilo Pires de Campos, Comandante Militar do Sudeste, e do General de Divisão Adalmir Manoel Domingos, Comandante da 2ª Região Militar.

Na Câmara Municipal, além da homenagem ao centenário do Tiro de Guerra, o General Campos também foi homenageado por ocasião de sua visita à cidade de São Carlos.

Sobre o Tiro de Guerra (TG)

É uma organização militar do Exército Brasileiro encarregada de formar atiradores e/ou cabos de segunda categoria (reservistas) para o Exército. Os TGs são estruturados de modo que o convocado possa conciliar a instrução militar com o trabalho ou estudo, proporcionando a milhares de jovens brasileiros, principalmente os que residem em cidades do interior do país, a oportunidade de atenderem à Lei e prestarem o Serviço Militar Inicial.

A organização de um TG ocorre em convênio firmado com as prefeituras locais e o Comando da Região Militar. O Exército fornece os instrutores (sargentos ou subtenentes), fardamento e equipamentos, enquanto a administração municipal disponibiliza as instalações e a infraestrutura necessária às atividades.

Qual é o objetivo dos TG?

O objetivo dos TG é formar reservistas de 2ª categoria aptos ao desempenho de tarefas no contexto da Defesa Territorial e Defesa Civil.

A formação do atirador é realizada no período de 40 semanas, com uma carga horária semanal de 12 horas, totalizando 480 horas de instrução. Há um acréscimo de 36 horas destinadas às instruções específicas do Curso de Formação de Cabos, e um terço desse tempo é direcionado para matérias relacionadas com ações de saúde, ação comunitária, defesa civil e meio ambiente.

Apoio constante e presente às populações locais

Uma grande vantagem dos municípios que possuem Tiro de Guerra é poderem contar com um eventual apoio, mediante autorização do Exército, nos casos de calamidades públicas, catástrofes (podendo ser ou não por causas naturais), na Garantia da Lei e da Ordem (GLO), Controle de Distúrbios Civis e outras perturbações que justifiquem o emprego de tropas federais no local, além de atividades de colaboração com a Defesa Civil.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>