Transmissão do Cargo de Comandante-em-Chefe da Esquadra

Transmissão do Cargo de Comandante-em-Chefe da Esquadra

Em luminosa manhã adentramos o Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, na Ilha das Cobras. Ao longe, uma silhueta portentosa. Ha pouco tempo o elegante navio era o HMS “Ocean”, da Royal Navy, até que nossa Marinha o adquiriu.

20191217_115456

Tendo adentrado águas nacionais por vez primeira em agosto de 2018, o gigante com mais de 200m e 20 mil TDW é hoje o Capitânia da Esquadra, podendo transportar 800 Fuzileiros Navais e 18 helicópteros e operar simultaneamente até 7 aeronaves em seu convés de voo, utilizando quaisquer dos tipos de helicópteros orgânicos dos Esquadrões da Marinha do Brasil. Atracado no Cais Norte, impressiona pelas dimensões e brilho das suas instalações.

20191217_111807

A Comitiva da SOAMAR-RIO viveu momentos marcantes, participando a bordo da Cerimonia de Transmissão do Cargo de Comandante-em-Chefe da Esquadra, entre dois ilustres e estimados Chefes Navais, o Almirante-de-Esquadra José Augusto Vieira da Cunha de Menezes e o Vice-Almirante Claudio Henrique Melo de Almeida.

20191217_114212

A cerimonia no convôo transcorre com pompa e circunstância, a imensidão do navio oferecendo uma dimensão real do seu significado em termos de Poder Naval, mormente por estar atracado em sitio carregado de história, onde há 3 séculos o Conde de Cunha, Vice-Rey do Brasil fundou o Arsenal de Marinha, desde então compondo o quadro dos Fatores Militares do Poder Nacional.

20191217_113612

As palavras das autoridades recordam a grandeza das missões desempenhadas, enquanto uma aeronave A-4 e uma esquadrilha de helicópteros realizam um sobrevoo, com um submarino e um navio ao largo fundeados, representando os meios navais e aero-navais da Esquadra Invicta.

Conforme as tradições navais, foi executada a salva de 19 tiros disparada por um navio ao largo, a insignia do Comandante sucedido entregue ao Alte Cunha pela praça mais antiga, com escolta de marinheiros em uniforme histórico do Corpo de Imperiais Marinheiros.

20191217_105507

A cerimonia vai se encerrando, com as honras de despedida. Percorrendo os amplos espaços do navio até descer a rampa, do cais partimos levando como ultima lembrança: a visão do Pavilhão Nacional ao longe, tremulando no mastro. Foi uma manhã de reafirmação da nossa cidadania e patriotismo, enquanto Amigos da Marinha, esta instituição a quem tanto devemos, ontem hoje e sempre.

20191217_110116

Aos ilustres Chefes Navais Alte Cunha e Alte Melo, apresentamos nossos melhores agradecimentos e votos de sucesso, e que continuem pautando seus pensamentos e ações sempre sob a inspiração dos Eternos Sinais de Barroso:

“O BRASIL ESPERA QUE CADA UM CUMPRA O SEU DEVER”

“SUSTENTAR O FOGO QUE A VITÓRIA É NOSSA”

VIVA A MARINHA !

VIVA O BRASIL !

(SOAMAR-RIO – Prof Israel Blajberg/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *