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Transposio de aerovias para sistema digital e de satlite ser concluda em 2016

Com a mudana de sistemas, as aeronaves podem seguir trajetrias de voo mais curtas e diretas

At 2016, as aerovias do espao areo brasileiro passaro do sistema convencional – baseado em auxlios de navegao em solo, via ondas de rdio – para as rotas de navegao por rea (RNAV), orientadas a partir de satlites e sistemas digitais de bordo. A mudana j vem sendo realizada eest em funcionamento nas aerovias de maior fluxo entre as cidades de Braslia, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e So Paulo. Todas as chamadas aerovias superiores, acima de 7.468 metros (24.500 ps), geralmente usadas pela aviao comercial na etapa de voo de cruzeiro, vo operar pelo sistema.

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Com o RNAV, as aeronaves no precisam fazer o movimento de zigue-zague entre auxlios baseados em solo para alcanar seus destinos. Elas so orientadas por meio de satlites e outros recursos digitais, que ajudam a manter a rota na demarcao planejada.

A tecnologia faz parte do pacote de recursos da Navegao Baseada em Performance (PBN, do inglsPerformance Based Navigation). As aeronaves capacitadas no conceito PBN realizam voo em rotas mais diretas, com um consumo menor de combustvel, reduo das emisses de CO2 e reduo do rudo aeronutico. Em suma, um uso mais eficiente do espao areo, explica o Especialista em Controle de Trfego Areo, Tenente Davi Monteiro de Medeiros.

O sistema PBN tem sido implementado de forma gradual e harmonizado com os outros projetos do Departamento de Controle do Espao Areo (DECEA) por meio doPrograma Siriuse de acordo a metodologia doAviation System Block Upgrade(ASBU). Tudo feito com foco na viso daOrganizao da Aviao Civil Internacional (OACI). O sistema tambm vem sendo implantado nas reas de terminais areas.

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A avaliao dos resultados evidenciam que a navegao baseada em performance aumentou a confiabilidade e a previsibilidade das aproximaes para pistas, bem como a segurana operacional, a acessibilidade e eficincia dos voos. O Brasil, por meio do DECEA, est alinhado ao Conceito Global de Navegao Area estabelecido pelaOACI, finaliza o Tenente Davi.

Aerovias

Uma aerovia uma trajetria desenhada sobre coordenadas do espao areo, dotada de informaes especficas (identificao, posicionamento, rumo, altitude, etc), destinada ao voo controlado de uma aeronave.

Elas permitem que o piloto, atravs de seu equipamento de navegao, consiga navegar com segurana e preciso. As aerovias esto divididas em dois grupos: aerovias superiores – cujos voos ocorrem acima de 24.500 ps (7.468 metros) – e aerovias inferiores que ocorrem abaixo de 24.500 ps (7.468 metros).

As rotas superiores so usadas, em geral, por jatos que voam mais alto. Companhias areas utilizam as aerovias de alta (superiores) para suas aeronaves pressurizadas j que suas altitudes de cruzeiro superam o limite de 24.500 ps. J as aerovias de baixa (inferiores) so usadas por avies de menor porte, turbolices e, em alguns casos, helicpteros.

Saiba mais sobre aerovias acessando olink.

(CECOMSAER/ FM)

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