Tribunal Marítimo presta homenagem ao Juiz e Acadêmico Celso de Albuquerque Mello

O Tribunal Marítimo (TM) realizou, na terça-feira, dia 1º de outubro, cerimônia em que se atribuiu o nome “Juiz Celso de Albuquerque Mello” à recém modernizada sala de audiências do Tribunal Marítimo em homenagem ao renomado acadêmico e jurista que exerceu o cargo de juiz da ”Corte Marítima” no período 1966 a 1992.

Descerramento da placa pela filha do Juiz Celso Mello, Sra Maria Cristina, VAlte Lima Filho (TM) e juíza do TM, Sra Maria Cristina.

Descerramento da placa pela filha do Juiz Celso Mello,
Sra Maria Cristina, VAlte Lima Filho (TM) e juíza do TM, Sra Maria Cristina.

Estiveram presentes na cerimônia a Sra. Maria Cristina Duvivier de Albuquerque Mello, filha do Juiz Celso Mello, além do ex-juiz do TM, Capitão de Mar e Guerra Engenheiro Naval Carlos Fernando Martins Pamplona, que trabalhou na mesma época do Juiz Celso Mello, juntamente com os juízes e Oficiais do Tribunal. Na ocasião, foi descerrada uma placa e inaugurada uma pintura a óleo do Juiz Celso de Albuquerque Mello.

Em sua Ordem de Serviço o Presidente do Tribunal Marítimo, Vice-Almirante Wilson Pereira de Lima Filho, destacou o legado deixado pelo jurista. ”Essa homenagem é um reconhecimento não apenas a sua brilhante trajetória nesta Egrégia Corte, mas também por suas importantes contribuições acadêmicas para o Direito Internacional em nosso país”.

 Sala de Audiências ''Juiz Celso de Albuquerque Mello'' com o quadro de uma pintura a óleo do retrato do jurista

Sala de Audiências ”Juiz Celso de Albuquerque Mello”
com o quadro de uma pintura a óleo do retrato do jurista

O Juiz e Professor Celso Renato Duvivier de Albuquerque Mello tornou-se um dos mais relevantes acadêmicos de Direito Internacional, com notória atuação nas quase três décadas dedicadas ao Tribunal Marítimo, contribuindo para eficiência, eficácia e efetividade em julgar os acidentes e fatos da navegação, tendo julgado 1813 processos de sua relatoria.

(Primeiro-Tenente Lorena Fraga/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>