Tropa de Engenharia para Missão no Haiti conclui treinamento e está pronta para embarque

Tropa de Engenharia para Missão no Haiti conclui treinamento e está pronta para embarque

Campo Grande (MS) – Na última semana de outubro, 120 militares que irão compor o 25º Contingente da Companhia de Engenharia de Força de Paz no Haiti (BRAENGCOY 25) concluíram o treinamento na cidade de Aquidauana (MS). Depois de um longo período de preparo, que começou em maio deste ano, os futuros “Soldados da Paz” escreveram um capítulo inédito na história de seleção de tropas brasileiras para missão, utilizando a plataforma de Ensino a Distância para introduzir disciplinas teóricas exigidas pela Organização das Nações Unidas (ONU).

engenharia-1

Foram seis semanas de treinamento centralizado no 9º Batalhão de Engenharia de Construção, encerrando com o Estágio Avançado de Operações de Paz (EAOP), aplicado pelo Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB).

O EAOP tem por objetivo avaliar o preparo, o adestramento e a eficiência profissional em uma operação de paz e consolidar o espírito de corpo e o sentimento de cumprimento de missão entre os integrantes. A previsão do início do rodízio entre os contingentes é novembro.

Destaques da Preparação da BRAENCOY

A 3º Sargento de Saúde Vanessa Allana Nunes Cândido faz parte do BRAENGCOY 25 e, além de auxiliar da Seção de Saúde, será uma das responsáveis pela Estação de Tratamento de Água (ETA) da Companhia. Esta é a primeira vez que a função contará com uma militar na operação. “É uma responsabilidade muito grande, espero poder retribuir a confiança que o Exército deposita em mim”, afirma a Sargento, que foi destaque no estágio técnico ETA, realizado no mês de outubro, em Aquidauana. Toda a água consumida por tropas brasileiras no Haiti é tratada dentro da base, um trabalho indispensável à segurança e ao desenvolvimento da missão.

“Água é um elemento essencial à vida e, ter a certeza de que ela estará sendo tratada com modernos equipamentos e pessoas capacitadas, evitando possíveis moléstias, deixa o comando da BRAENGCOY mais tranquilo quanto à sanidade da tropa”, ressalta o Comandante do 25º Contingente, Tenente-Coronel Alerrandro Leal Farias.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *