Tropas do Exército em Santa Catarina são preparadas para situações de calamidade

 A 14° Brigada de Infantaria Motorizada, subordinada à 5ª Divisão de Exército, coordenou o 3º Exercício de Ajuda Humanitária nas cidades de Taió e Indaial, localizadas no Vale do Itajaí, em Santa Catarina. O evento foi encerrado na quinta-feira (08).

esta imagem não possui descrição

A Base de Operações foi montada no 23º Batalhão de Infantaria, com sede em Blumenau. Os integrantes desse batalhão possuem grande experiência nesse tipo de atividade, fruto da atuação nas intempéries ocorridas em sua área de responsabilidade ao longo dos anos.

Durante a operação, haverá desdobramento dessa Base nas cidades de Taió e Indaial, ambas também no Vale do Itajaí. Além dos militares do Exército Brasileiro sediados em Blumenau, participarão do Exercício tropas provenientes de Florianópolis e Porto União, em Santa Catarina; de Curitiba, no Paraná; e de Porto Alegre, Rio Grande do Sul.

esta imagem não possui descrição

Os exercícios contarão com a presença dos militares da Marinha do Brasil, da Força Aérea Brasileira, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Santa Catarina; além de membros da Secretaria de Defesa Civil do Estado, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Polícia Civil e das Prefeituras de Taió e Indaial.

O Exército participa, em todo o território nacional, de atividades de apoio à população em situações de calamidade, tais como as desencadeadas nas enchentes do Vale do Rio Itajaí (SC), nos anos de 1983 e 2008, e nos deslizamentos de terra na região serrana do Rio de Janeiro, em 2010. Nesse contexto, surgem as operações de cooperação em coordenação com agências governamentais.

De acordo com a Constituição Federal e a Lei Complementar nº 97, de 1999, e no cumprimento das missões precípuas e subsidiárias das Forças Armadas, o Exército mantém efetivos militares em condições permanentes de prover ajuda humanitária à população brasileira. Nesse sentido, com a finalidade de preservar a capacidade operativa, o Comando Militar do Sul está adestrando sua tropa, a fim de propiciar a rápida atuação das forças quando necessário.

(MD ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>