Turma “150 anos da Campanha da Tríplice Aliança” encerra ano letivo na EsPCEx

Turma “150 anos da Campanha da Tríplice Aliança” encerra ano letivo na EsPCEx

Campinas (SP) – A Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) realizou a formatura de encerramento do ano letivo da última turma exclusivamente masculina. A solenidade ocorreu no dia 10 de dezembro, marcando o término do 1º Ano da Formação do Oficial Combatente de Carreira do Exército, curso que continua na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN).

letivo-2

Os alunos aprovados da Turma “150 anos da Campanha da Tríplice Aliança” têm matrícula garantida na AMAN, em Resende (RJ), onde continuam a formação do Ensino Superior Militar por mais quatro anos.

letivo-1

O ponto alto da cerimônia foi a tradicional saída pelos portões, simbolizando o término dessa etapa. Para os alunos, há muita ansiedade para estar na AMAN. O Aluno Lucas Torres, 19 anos e 1º colocado da Turma, relatou que “a adaptação é complicada, gera um temor, mas passa. É preciso enfrentar e seguir em frente. É preciso aprender a lidar com as dificuldades e saber superá-las. A partir de um obstáculo ultrapassado, adquire-se cada vez mais confiança”.

letivo-4

Para o Coronel Gustavo Henrique Dutra de Menezes, Comandante e Diretor de Ensino da EsPCEx, há um sentimento de missão cumprida. “Cheguei com uma expectativa altíssima. Sabia que comandar a EsPCEx seria um desafio interessante, mas confesso que todas as minhas expectativas foram superadas. Trabalhar na Escola é muito melhor do que eu imaginava. É apaixonante”, definiu o Comandante. A turma de 466 alunos é uma representação genuína de todo o Brasil, que, em breve, estará em diversas missões no Brasil e no Exterior.

letivo-3

A Cerimônia foi presidida pelo Comandante da 2ª Divisão de Exército, General de Divisão Décio Luís Schons, acompanhado pelo General de Exército Sinclair James Mayer, Comandante da EsPCEx de 1998 a 2000; General de Exército Francisco Carlos Modesto, Comandante do Corpo de Alunos de 1995 a 1996; General de Divisão Nialdo Neves de Oliveira Bastos, Comandante da EsPCEx de 1981 a 1983; General de Divisão Jamil Megid Junior; General de Brigada Carlos Sérgio Camara Saú, Comandante da 11ª Brigada de Infantaria Leve; Generais de Brigada Alberi Silveira Dias, Antônio Luiz da Costa Burgos, Gilberto Serra, João Tranquillo Beraldo e Mario de Oliveira Seixas, este Comandante da EsPCEx de 1996 a 1998.

(CCOMSEX/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *