Um ano de transformação do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados

Brasília (DF) – Na terceira semana de outubro, a Diretoria de Fiscalização de Produtos Controlados (DFPC) completou 35 anos de existência e um ano de “nova governança”. Foi proposto, pelo Chefe da DFPC, General de Brigada Ivan Ferreira Neiva Filho, ministrar uma palestra, para apresentar aos oficiais-generais e convidados, os importantes aspectos da transformação do Sistema de Fiscalização de Produtos Controlados (SisFPC), durante esse período de nova governança, além das perspectivas futuras. O evento ocorreu no auditório do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT).

Há cerca de um ano, foi criado um grupo de trabalho para fazer uma análise aprofundada sobre a situação do SisFPC, contando com a participação de representantes de vários órgãos do Exército. O diagnóstico final propôs inúmeras soluções de melhoria ao Sistema para atender, de maneira mais precisa, a suas demandas. Durante esse período, após um acelerado processo de mudança, a DFPC traz, como forma de prestação de contas tanto para os militares, como para a sociedade e empresas parceiras, os resultados alcançados.

“Temos a obrigação de prestar contas dos trabalhos já realizados e do que ainda vai acontecer. Precisamos fazer com que o público que lidamos tenha conhecimento do que é o Sistema de Fiscalização e o que ele tem feito”, afirmou o General Neiva. Ele ainda acrescentou: “mesmo fazendo parte de um importante setor de prestação de serviço à sociedade e ao próprio Exército Brasileiro, a DFPC ainda é um órgão pouco conhecido” salientou.

As demandas de fiscalização têm aumentado ano a ano. Uma série de novas ações, que antes não faziam parte do Sistema de Fiscalização, está sendo tomada pela DFPC, para acompanhar esse crescimento, como é o caso da modernização da legislação, informatização e aumento do efetivo.

A Evolução da DFPC

Um levantamento feito pela DFPC mostra que, desde 2005, o número de atendimento feito a pessoas jurídicas que tem Certificado de Registro e Título de Registro junto ao Exército saltou de 10.550 para 22.993; já o número para pessoas físicas passou de 15.632 para 104.760. Esses número representam um aumento de 637% de todo o SisFPC.

Em 2005, o efetivo da DFPC era de 980 pessoas. Hoje a diretoria conta com mais de 1.000 integrantes.

Com relação à capacitação de pessoal, somente neste ano, já foram mais de 1.000 profissionais da Diretoria aperfeiçoados, como se pode observar nos gráficos abaixo.

tabela

Uma Visão de futuro para a Diretoria

Até 2022, por meio de um processo de transformação, a DFPC possui, como visão de futuro, a de ser capaz de supervisionar, com total efetividade, as atividades de fiscalização de produtos controlados com agilidade, qualidade e transparência, de modo a ser reconhecida pela sociedade como instituição essencial para garantir a segurança nacional e a tranquilidade pública.

tabela2

(CCOMSEX / FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>