Universitários e cadetes participam de congresso sobre defesa na AFA

Universitários e cadetes participam de congresso sobre defesa na AFA

O secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), do Ministério da Defesa, brigadeiro Ricardo Machado Vieira, realizou, na segunda (27), a abertura da 15ª edição do Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional (CADN).

O encontro objetiva promover a interação entre cadetes das escolas militares das Forças Armadas e alunos de Instituições de Ensino Superior (IES). Essa edição do CADN ocorre de 26 a 31 de agosto, na Academia da Força Aérea (AFA), em Pirassununga (SP).

O Congresso segue as orientações da Política e da Estratégia Nacionais de Defesa e visa despertar nos participantes o interesse por temas relacionados à segurança e à defesa, estimulando-os a refletirem sobre essas questões e, assim, contribuirem para a consolidação de uma cultura de defesa no Brasil.

No domingo (26), os cadetes e os universitários receberam as boas-vindas do comandante da AFA, brigadeiro Mário Augusto Baccarin, que fez apresentação sobre a instituição e explicou a programação do evento.
Na chegada, Maria Vitória Santana, do curso de Relações Internacionais de uma universidade de Salvador (BA), relatou ter a expectativa de viver um intercambio diferente nos próximos dias. “É uma forma de nos aproximarmos porque, apesar de sermos todos brasileiros, somos de segmentos distintos”, destacou.

Na faculdade, a estudante faz parte de um grupo de estudo voltado à discussão de temas relacionados à segurança e à defesa. Ela integra uma das equipes selecionadas para apresentar o artigo no Congresso.
O secretário de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (Sepesd), brigadeiro Ricardo Machado Vieira, destacou que a aproximação entre cadetes e universitários civis é importante para a troca de ideias e o conhecimento mútuo.

“Criar um ambiente de discussão sobre defesa nacional é muito importante. Porque é um tema de interesse da população brasileira e não apenas das Forças Armadas”, acrescentou o militar.
Ainda sobre o tema, o brigadeiro lembrou que a pasta realiza cursos de extensão para estimular o envolvimento de todos os segmentos da sociedade brasileira em assuntos relacionados à defesa.

Universitários e cadetes em momento de confraternização durante intervaloUniversitários e cadetes em momento de confraternização durante intervalo

Conforme a programação, universitários e cadetes participam de palestras no turno da manhã do Congresso. À tarde, as equipes apresentam os artigos selecionados pela organização do evento.

Ainda no turno vespertino, há atividades recreativas como simulações de situações de combate com armas não letais (airsoft), escalada, clube de orientação, caratê e debates em inglês.

Na quarta (29), os participantes do Congresso terão a oportunidade de assistir à apresentação da Esquadrilha da Fumaça. O Esquadrão de Demonstração Aérea (EDA) fica localizado dentro das instalações da AFA.
O Congresso Acadêmico sobre Defesa Nacional é realizado todos os anos em sistema de rodízio nas academias militares das Forças.

Para participar do evento, os universitários devem se organizar em equipes formadas por um professor e cinco alunos e elaborar artigo científico sobre defesa nacional, seguindo as regras definidas no edital.

Após o fim do evento, os palestrantes e estudantes recebem certificado emitido pelos organizadores. A partir de março, são abertas as inscrições e disponibilizado o edital por meio deste site (defesa.gov.br).

Por Lane Barreto

Fotos: sargento Gaedeke/AFA

(MD ASCOM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *