Universitários experimentam jornalismo em meio a tiros de festim, fumaça e tensões de uma zona de conflito

Brasília (DF) – De 6 a 14 de junho, estudantes da área de Comunicação participaram do VIII Estágio de Correspondentes de Assuntos Militares (ECAM), organizado pelo Centro de Comunicação Social do Exército (CCOMSEx). Os 18 universitários experimentaram um pouco da vida de soldado, na última quarta-feira, com o Dia Verde, no Batalhão da Guarda Presidencial, “Batalhão Duque de Caxias”.

Os estagiários tiveram instruções teóricas e práticas de primeiros-socorros, nas quais aprenderam técnicas de imobilização e reanimação de vítimas. O almoço aconteceu no estilo combatente: ração operacional, um kit com alimentos termoprocessados, criado para o uso de militares em campanha. Nesse momento, cada estagiário um preparou sua própria refeição.

Os jovens acadêmicos encerraram o Dia Verde com a prática de uma pista de progressão em área de conflito armado, como jornalistas correspondentes de guerra inseridos em uma força militar.  Eles puderam sentir, em meio a tiros de festim e fumaça, toda a tensão de um ambiente de guerra. “Eu confesso que antes não tinha muita informação sobre o Exército e foi uma experiência incrível, indescritível”, afirmou a aluna Clara Ramos, da Universidade Paulista.

O Dia Verde é apena um dia do ECAM que tem a duração de uma semana e envolve diversas instruções sobre o Exército Brasileiro e práticas jornalísticas em ambientes de crises e conflitos. Universitários de diferentes instituições de Ensino Superior do Distrito Federal participaram dessa edição do ECAM.

(CCOMSEX/AGÊNCIA VERDE-OLIVA/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>