US Navy realiza Subject Matter Experts Exchange para militares da Marinha do Brasil em proveito da “Operação PANAMAX 2018”

US Navy realiza Subject Matter Experts Exchange para militares da Marinha do Brasil em proveito da “Operação PANAMAX 2018”

Diante da designação do Comando da 2ª Divisão da Esquadra (ComDiv-2) para assumir o Combined Force Maritime Component Commander (CFMCC), na “PANAMAX-2018”, o Comando de Força e a Escola de Guerra Naval (EGN) deram início, em março deste ano, a um Programa Especial de Qualificação para os Oficiais e Praças que farão parte do Estado-Maior Multinacional, na fase do planejamento, em junho, no Panamá, e, na fase da execução, em agosto, na Base Naval de Mayport–EUA.

A fase inicial da qualificação foi realizada por meio de ensino a distância, empregando a plataforma moodle para percorrer módulos conceituais. Em seguida, instrutores da EGN ministraram aulas presencias sobre os principais tópicos do Naval Planning Process (NPP). Adicionalmente, Oficiais e Praças da ComDiv-2 e instrutores da EGN tiveram a oportunidade de ampliar seus conhecimentos sobre Design Thinking, que faz parte da base teórica para o desenho operacional – fase conceitual do planejamento operacional, no IBMEC – Rio de Janeiro. Foram examinados, ainda, os planejamentos e as lições aprendidas das PANAMAX anteriores, e os documentos já disponíveis sobre a “PANAMAX-2018”.

A qualificação encerrou com a Subject Matter Experts Exchange, conduzida por instrutores da US Naval War College, na semana de 4 a 8 de junho, na EGN. Durante o evento, os integrantes brasileiros do CFMCC discutiram aspectos relacionados ao NPP, conceitos e teorias relacionados à guerra naval, estrutura militar naval estadunidense, organização de um Estado-Maior, entre outros.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *