V Seminário Nacional sobre a participação do Brasil na Segunda Guerra Mundial

A magnitude da participação da Força Expedicionária Brasileira (FEB) na 2ª Guerra Mundial impõe a obrigação cívica de rememorar os feitos dos “Pracinhas” nos campos de batalha da Itália, acontecimento tão significativo para o Exército e para a Nação Brasileira.

museu-1

Com tal propósito, a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército (DPHCEx), por intermédio do Centro de Estudos e Pesquisas de História Militar do Exército (CEPHiMEx), tem conduzido, desde 2012, “Seminários Nacionais sobre a Participação do Brasil na 2ª Guerra Mundial”  (SENAB – 2ª GM), sendo que, no corrente ano, o evento será realizado, em uma primeira fase, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Resende/RJ,  e, na sequência, no CEPHiMEx, cidade do Rio de Janeiro. O tema escolhido para o V SENAB – 2ª GM deste ano foi: “Armamentos, Viaturas, Equipamentos, Uniformes e Símbolos da Força Expedicionária Brasileira”.

Durante o V SENAB – 2ª GM, será realizada, no dia 27 de novembro, a 4ª Marcha Motorizada entre as cidades de Resende e Rio de Janeiro, atividade que conta com a participação ativa da Associação Brasileira de Preservação de Viaturas Militares (ABPVM) e com o apoio da DPHCEx. Conforme programação constante da presente comunicação, a chegada acontecerá na Quinta da Boa Vista.

As comunicações e palestras transcorrerão nas dependências do CEPHiMEx, ao longo dos dias 28 e 29 de novembro. Serão abordados temas diretamente relacionados com a participação da FEB, Força Aérea Brasileira  e Marinha do Brasil naquele que é considerado até os nossos dias o maior conflito da História.

Serviço:

V SEMINÁRIO NACIONAL SOBRE A PARTICIPAÇÃO DO BRASIL NA 2″ GUERRA MUNDIAL 

Data: 26 a 29 de novembro de 2016

Inscrições e programação: www.dphcex.ensino.eb.br

Localizações: (26/11) na AMAN  e (27/11) na Quinta da Boa Vista.

CEPHiMEx – (28 e 29/11) no Espaço Cultural Laguna.

Rua General Canabaro, 731 – Maracanã – Rio de Janeiro/RJ. Tel. 2284-9372.

Veja aqui os mapas de localização. 

Uniforme e Traje: Militares – 9° B2 (camuflado); Reserva e civis – esporte fino.

Mais informações no site da CEPHiMEx.

(DPHCEX; CEPHIMEX  ASCOM/ FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>