VCB 3ºDN realizam ação solidária em Hospital Infantil de Natal

VCB 3ºDN realizam ação solidária em Hospital Infantil de Natal

Aumentar a autoestima das mães que acompanham os filhos em tratamento contra o câncer, e oferecer uma tarde diferente, de aprendizado e partilha, este foi o objetivo principal da ação social realizada pelas Voluntárias Cisne Branco (VCB) do 3º Distrito Naval (3°DN), no dia 16 de setembro.

Voluntárias Cisne Branco ao fim da ação social no Hospital Infantil Varela Santiago
Voluntárias Cisne Branco ao fim da ação social no Hospital Infantil Varela Santiago

Pela segunda vez este ano, o local escolhido foi o Hospital Infantil Varela Santiago, que recebe crianças e adolescentes de todo o Rio Grande do Norte em tratamento contra o câncer, e, muitas vezes, se torna um segundo lar também para as mães, que encontram no local moradia e apoio psicológico, além do tratamento necessário para a recuperação dos filhos.

Durante a ação social ocorreu um mini curso de artesanato no qual as VCB ensinaram às mães como fazer um porta celular à base de papelão e tecido; além de uma ação de beleza, na qual foram oferecidos serviços de corte de cabelo, escova, manicure, pedicure e design de sobrancelha.

“Conheci o trabalho do Hospital Varela Santiago pouco tempo depois de chegar à Natal, e logo passei a ajudar a instituição. Como Voluntária Cisne Branco, é a segunda vez que participo da ação social aqui. Acho maravilhoso incentivar as mães que acompanham os filhos em tratamento, é importante apoiar as pessoas e dividir um pouco do que sabemos”, afirmou Verônica Bulhões, Voluntária Cisne Branco ha dois anos, e ministrou um mini curso de artesanato.

Para Luciana Nunes, colaboradora da central de doações e voluntariado do Hospital Varela Santiago, este tipo de ação é essencial para ajudar as mães a enfrentar o período difícil do tratamento infanto-juvenil contra o câncer, “as voluntárias vem trazer mais do que o material, vem trazer o abraço, levantar a autoestima e oferecer amizade. Neste sentido as Voluntárias Cisne Branco e a Marinha estão fazendo aqui algo diferenciado e especial”. 

Mães residentes no Hospital Infantil Varela Santiago participam de oficina das VCB, em Natal
Mães residentes no Hospital Infantil Varela Santiago participam de oficina das VCB, em Natal

Ana Jaine, mãe do pequeno João Vinicius, de pouco mais de um ano de idade, participou pela segunda vez da ação solidária das VCB, e destacou a importância da presença das voluntárias. “Gosto muito delas aqui. No hospital não temos muito o que fazer, com as voluntárias já aprendi a fazer artesanato e ajudei na renda de casa. Aprendemos, dividimos experiências, e nos distraímos”.

A diretora da Seccional 3ºDN, das VCB, Ayla de Aguiar Freire, participou da ação social e destacou potencial benéfico do evento. “As mães estão passando por momentos difíceis, cabe a nós criar um momento para distraí-las e reforçar a esperança de que a saúde das crianças vai melhorar. Aprendendo o artesanato elas também veem que tem capacidade para produzir algo, esquecem um pouco dos problemas, e passam uma tarde diferente. Até a fisionomia delas muda, este tipo de ação engrandece a todas as pessoas”.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *