VCB inauguram espaço na CPCE e na EAMCE

VCB inauguram espaço na CPCE e na EAMCE

As Voluntárias “Cisne Branco” (VCB-3ºDN/CE) têm muito a comemorar em 2016. Além dos projetos idealizados e realizados pelas mais de 30 voluntárias do Ceará, o grupo conta agora com um espaço destinado às atividades sociais desenvolvidas. No dia 19 de julho, foi inaugurada a sala das VCB na Escola de Aprendizes-Marinheiros do Ceará (EAMCE). O evento foi presidido pela Diretora da Seccional Natal, Cecília Yvonne Phillips, acompanhada da coordenadora das VCB – 3º DN/Fortaleza-CE, Yara Catunda Cabral.

Voluntárias Cisne Branco celebram a inauguração de novo espaço na CPCE
Voluntárias Cisne Branco celebram a inauguração de novo espaço na CPCE

A sala da EAMCE destina-se à realização dos projetos, dentre os quais se destacam os cursos de artesanato, de culinária e de automaquiagem. Em relação às ações planejadas para este ano, ressalta-se o “Projeto Florescer”, que visa dar apoio às famílias com crianças especiais. Esse empreendimento, idealizado pela coordenadora das VCB – 3º DN/Fortaleza-CE, será útil para dar suporte às crianças com autismo, síndrome de down e outras necessidades.

Outro projeto que ganha relevância se centra nas atividades de contação de histórias, que tem o público infantil como alvo. A contação é uma ferramenta que amplia o repertório cultural das crianças e fornece ferramentas significativas para toda a formação infantil.

Vice-Almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior visita a Sala das Voluntárias
Vice-Almirante Afrânio de Paiva Moreira Junior visita a Sala das Voluntárias

O novo espaço na EAMCE é estratégico, uma vez que se situa ao lado da vila naval Maestro Lisboa, o que facilita o acesso do público-alvo dos projetos, as esposas e os filhos dos militares que compõem a família naval de Fortaleza.

Para planejamento das atividades das VCB, no dia 1º de agosto foi inaugurada uma sala na Capitania dos Portos do Ceará (CPCE). O descerramento da placa foi realizado pela Diretora Nacional das VCB, Christiani Prisco Leal Ferreira, acompanhada por Cecília Phillips e Yara Catunda Cabral.

Na concretização desse sonho, foi essencial o apoio do Capitão dos Portos do Ceará, Capitão de Mar e Guerra Leonardo Salema, que empreendeu esforços para a execução do projeto.

Segundo a coordenadora das VCB-3ºDN/CE, a sala representa “a realização de um sonho, um marco”. O novo espaço otimiza as ações, visto que é possível realizar cursos e reuniões ao mesmo tempo. “Será o suporte que faltava para alavancar os projetos do voluntariado. É o nosso quartel-general, local onde finalmente poderemos nos reunir para traçar as metas do voluntariado”, acrescentou a coordenadora.

Inauguração da nova sala das VCB na CPCE
Inauguração da nova sala das VCB na CPCE

A ocasião foi marcada por emoção e contou com a presença de várias representantes das VCB. No momento de descerramento da placa, Yara Cabral agradeceu a cooperação e o esforço das VCB-3ºDN/CE, bem como o apoio da Diretoria Nacional e da Seccional Natal das VCB.

Cecília Phillips evidenciou “a grande necessidade de um lugar, um ponto de encontro e de luz para o planejamento das atividades”. A Diretora Seccional agradeceu a participação das presentes e ressaltou a importância dessa “força para iniciar o trabalho”.

Ao agradecer e parabenizar pelo trabalho das VCB-3ºDN/CE, Christiani Prisco Leal Ferreira enfatizou que “o voluntariado é uma família, feito de coração e com muito amor”. A Diretora Nacional ensejou votos de crescimento e de sucesso para que “o trabalho na região cresça muito mais”.

O novo espaço na CPCE “significa que o movimento do voluntariado está crescendo na região”, conforme sinaliza a artista plástica e voluntária atuante Rosângela Pinguelli, 62 anos. “É uma chance de fazermos algo e contribuir para a vida do próximo”, afirmou.

(CCSM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *