Velejadores iniciam travessia de 24h na 27ª Regata Santos-Dumont em Brasília

Velejadores iniciam travessia de 24h na 27ª Regata Santos-Dumont em Brasília

Evento realizado pelo Clube da Aeronáutica de Brasília reúne 25 veleiros e mais de 100 competidores no Lago Paranoá

Foi dada a largada da 27ª Regata Santos-Dumont às 12h do sábado (18/07) no Clube da Aeronáutica de Brasília. Mais de cem competidores vão velejar pelo Lago Paranoá durante um período de 24 horas. A equipe que completar a maior parte do percurso até as 12h de domingo (19/07) conquista o primeiro lugar geral. Neste ano, estão competindo 25 veleiros.

velejadores

Segundo explica o Diretor de Náutica do Clube, Major Ricardo Da Cas, essa é a única competição brasileira com 24 horas de duração. “Em área abrigada, como é o caso do Lago, acreditamos que essa seja a única regata 24h do mundo”, afirma o Major Da Cas.

O engenheiro eletricista Domingos Aló, que participou de todas as edições da Regata com a mesma embarcação, o veleiro Vésper, afirma que o segredo de um bom desempenho na competição é o planejamento. “Não podemos levar muita coisa, nem deixar que falte algum mantimento. Também é preciso calcular os turnos de cada velejador. Nem tudo sai perfeito, mas sem planejamento há uma grande chance de a equipe desistir antes do fim da prova”, explica o velejador.

Os nomes dos vencedores serão conhecidos na quinta-feira (23/07). Devido ao fato de existirem diferentes tipos de embarcações competindo na Regata, é necessário que a comissão organizadora realize determinados procedimentos para apurar os ganhadores.

Veja como foi a largada da 27ª Regata Santos-Dumont na reportagem abaixo.

(CECOMSAER/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *