Veterano da Força Expedicionária Brasileira deixa saudades e é homenageado na Capital sul-mato-grossense

Campo Grande (MS) – A manhã do último dia do ano foi marcada por muita emoção na Capital sul-mato-grossense. Militares do Comando Militar do Oeste (CMO) prestaram honras fúnebres ao Herói Nacional, Sr Moacir Aleixo, veterano da Força Expedicionária Brasileira (FEB). Familiares e amigos se despediram do ex-combatente no Cemitério Jardim das Palmeiras, onde foi velado e sepultado.

O amigo de farda do ex-pracinha, o presidente da FEB-MS, Senhor Agostinho Gonçalves da Mota, entregou à viúva, Sra Herminia Vargas Aleixo, a Bandeira da Força Expedicionária Brasileira, em sinal de agradecimento de todos os brasileiros pela missão cumprida. A Bandeira do Brasil também foi entregue aos familiares em sinal de gratidão do Exército Brasileiro pelos bons serviços prestados à Nação.

Várias homenagens foram prestadas ao ex-combatente desde a manhã do último domingo, 30 de dezembro, dentre elas a do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. No twitter, o General escreveu: “Clarim toque vitória! Vitória da Força Expedicionária Brasileira. Vitória dos pracinhas que fizeram a ”cobra fumar”. Vitória do Sr Moacir Aleixo por nos deixar o legado da democracia e da determinação do povo brasileiro. #ObrigadoSoldado!”.

O Sr Moacir foi soldado integrante do 11º Regimento de Infantaria, oriundo de São João del-Rei (MG), que participou da Segunda Guerra Mundial, na Itália, ao lado dos aliados, combatendo o nazifascismo. Participou de diversas batalhas, com destaque para Monte Castello, Montese e Castelnuovo.

Pela bravura e coragem, ele recebeu diversas condecorações, como a medalha de campanha da FEB, a Sangue do Brasil, a da Vitória e a do mérito da FEB.

O veterano fazia parte do grupo de oito pracinhas vivos em Mato Grosso do Sul e era o mais idoso em Campo Grande. Ele deixa esposa, cinco filhos, 12 netos e dois bisnetos.

“Meu pai lutou pela nossa família, lutou pelo Brasil. Foi um exemplo, não só para nós, mas para o País todo. O que nos conforta é a vida que ele teve”, disse o filho do ex-combatente, Moacir Aleixo Filho.

Que o exemplo desse Herói inspire as futuras gerações na luta pelos ideais da democracia e liberdade.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>