Viagem de estudos CAD–SUL 2017

Em cumprimento ao estabelecido no plano de estudos para o ano de 2017, os estagiários do Curso Avançado de Defesa Sul – Americano (CAD – SUL) da Escola Superior de Guerra (ESG) realizaram uma viagem de estudos a Resende (RJ), São José dos Campos (SP) e Taubaté (SP), no período de 17 a 20 de outubro de 2017.

O objetivo da viagem foi conhecer as estruturas de formação militar, operacionais, de pesquisa e desenvolvimento da base industrial de defesa brasileira e coletar dados sobre elas. Foram realizadas visitas, conferências, debates e contatos informais que permitiram expandir o conhecimento das instituições percorridas.

Em Resende (RJ), a comitiva chefiada pelo Diretor do curso General João Batista Bezerra Leonel Filho, esteve, na manhã do dia 17, na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), onde puderam conhecer as instalações do local e prestigiar a palestra “A atuação da AMAN na formação Oficial do EB” proferida pelo Comandante da AMAN General Ricardo Augusto Ferreira Costa Neves.

Em São José dos Campos/ SP, na manhã do dia 18, os estagiários visitaram o Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial (DCTA) e também puderam prestigiar a palestra sobre “A atuação do DCTA na pesquisa, inovação e desenvolvimento tecnológico”. Na tarde do dia 18, a comitiva visitou a Empresa Brasileira de Aeronáutica S/A (EMBRAER), onde puderam conhecer as instalações do local e participar da palestra sobre “A EMBRAER nos mercados interno e externo: pesquisa, desenvolvimento e inovação”.

No dia 19 de outubro, os estagiários visitaram o Comando de Aviação do Exército Brasileiro (CAvEx) em Taubaté/ SP e assistiram à palestra sobre “A atuação do CAvEx”, ministrada pelo Comandante do CAvEx General Luciano Guilherme Cabral Pinheiro.

Já no dia 20, a comitiva visitou as instalações da Aviação Brasileira S/A (AVIBRÁS) e participou da palestra sobre “A atuação da AVIBRÁS no desenvolvimento de produtos de alta tecnologia para uso civil e militar”.

(ESG ASCOM/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>