Viagem de estudos estratégicos CPEAEx 2017

Rio de Janeiro (RJ) – No período de 09 a 17 de outubro, o Curso de Política, Estratégia e Alta Administração do Exército (CPEAEX) realizou viagem de estudos ao Continente Europeu, visitando órgãos governamentais e supragovernamentais no Reino Unido, na Bélgica e na França. Nesses países, os alunos participaram de diversos painéis sobre temas do interesse estratégico ou geopolítico global.

Na capital inglesa, após serem recebidos pelo Embaixador do Brasil, Eduardo dos Santos, obtiveram informações sobre a organização do Ministério da Defesa do Reino Unido, bem como sobre os principais documentos de defesa e acerca da postura estratégica daquele país em relação à Europa e aos desafios contemporâneos.

Ainda em Londres, foi realizado evento no King’s College London, que possui, em sua estrutura, o Defense Studies Department. Na oportunidade, o comandante da ECEME, representando o comando do Exército, assinou Memorando de Entendimento entre as instituições, o que proporcionará, brevemente, a troca de experiências e a cooperação mútua na área de educação e cultura. Finalizando a visita àquela instituição, os oficiais brasileiros participaram de discussões sobre a saída do Reino Unido da União Europeia, o “Brexit”, percorrendo todas as dificuldades e implicações advindas daquela decisão.

Na sequência, o CPEAEx rumou para a Bélgica, onde participou de apresentações e discussões conduzidas pelo Embaixador do Brasil junto à União Europeia, Everton Vieira Vargas, e pelo Diretor-Geral do Estado-Maior da União Europeia. Finalizando a estada em Bruxelas, a comitiva da ECEME foi recebida no Parlamento Europeu e no Comitê Militar da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).

Por fim, o curso deslocou-se para Paris, realizando uma visita ao Ministério da Defesa Francês, participando de debates semelhantes aos ocorridos no Reino Unido. A viagem de estudos ao continente europeu encerrou-se com debates na Embaixada do Brasil na França, contando com a presença do Embaixador Paulo César Oliveira Campos.

(CCOMSEX/FM)

Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>