Voluntárias Cisne Branco inauguram sede em Manaus

Voluntárias Cisne Branco inauguram sede em Manaus

Na manhã do dia 28 de maio foi realizada a inauguração da sede das Voluntárias Cisne Branco Seccional Manaus (VCB). A cerimônia contou com a presença da Diretora Nacional das Voluntárias Cisne Branco, Sheila Royo Soares de Moura, da voluntária da Seccional Brasília, Ana Beatriz Goldstein, da Diretora das Voluntárias Cisne Branco Seccional Manaus, Sárvia Blum e do Comandante do 9º Distrito Naval, Vice-Almirante Domingos Savio Almeida Nogueira.

Sheila Royo e Sárvia Blum com crianças da Casa de Apoio Escolar
Sheila Royo e Sárvia Blum com crianças da Casa de Apoio Escolar

Segundo Sheila Soares de Moura, o trabalho das voluntárias Cisne Branco em Manaus é muito inovador. “O projeto da Casa de Apoio Escolar é uma iniciativa que pretendo levar para outros estados. O projeto de musicalização também merece destaque. Sinto que a semente das Voluntárias que foi plantada aqui, se desenvolveu e gerou grandes árvores, como as da Amazônia. Hoje temos aqui uma floresta de solidariedade”, disse.

A programação de inauguração contou com a visita à Casa de Apoio Escolar, onde filhos de militares recebem reforço escolar nos turnos matutino e vespertino. Atualmente, 81 crianças, distribuídas em 12 turmas, são atendidas na casa, com objetivo de melhorar o aproveitamento escolar das crianças. Posteriormente, houve visitação na Horta cultivada pelas Voluntárias. Atualmente, as hortaliças em produção são: cebolinha, salsa, couve, brócolis, alface, pimenta de cheiro, pimenta malagueta e manjericão. A produção colhida é vendida a preços simbólicos para a família naval. Por fim, houve visita ao Projeto de Musicalização, onde 45 crianças recebem aulas teóricas e práticas sobre música e aprendem a tocar instrumentos como trompete, flauta, e trombone.

De acordo com o Vice-Almirante Savio, “a inauguração da sede marca a permanência concreta das VCB em Manaus. A ideia é acolher as Voluntárias e agregar mais pessoas. As Voluntárias, além dos projetos que produzem, representam união, amizade e solidariedade”, afirmou.

Inauguração da Sede Voluntárias Cisne Branco em Manaus
Inauguração da Sede Voluntárias Cisne Branco em Manaus

A Sra.Diretora das VCB Seccional Manaus, Sárvia Blum, agradeceu o apoio do Comando do 9º Distrito Naval e da Sra.Sheila. “Sonho que se sonha só é só um sonho. Mas sonho que se sonha junto é realidade. Hoje a sede das VCBs é uma realidade.”, afirmou a diretora, emocionada com a inauguração da sede.

Depoimentos

Ser voluntária Cisne Branco transforma a vida de muitas esposas de militares da Marinha. Com o grupo, as mulheres elevam a autoestima e trabalham em prol de causas sociais, fortalecendo a socialização. Segundo a voluntária Nidiede Batista, esposa do terceiro sargento De Melo, que serve no Navio-Patrulha Fluvial (NPaFlu) “Rondônia”, ser Voluntária Cisne Branco é um prazer enorme. “Me sinto útil em fazer o bem, em saber que minhas mãos fizeram parte deste trabalho. O maior benefício do tranalho voluntário acaba sendo para nós mesmas”, disse. A Voluntária Laura Torres, perdeu o esposo, Fuzileiro Naval Cabo Sá, há 1 anos e meio. “Eu achava que sairia das VCBs, mas encontrei aqui o carinho e a amizade para lutar contra a depressão”, desabafou.

(CCSM/FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *