Wagner e Carter trataram dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em reunião no Pentágono

Wagner e Carter trataram dos Jogos Olímpicos Rio 2016 em reunião no Pentágono

Washington, 30/06/2015 – Os Jogos Olímpicos Rio 2016 entraram na pauta da reunião, na segunda-feira (29/06), entre o ministro da Defesa, Jaques Wagner, e o secretário de Defesa dos Estados Unidos, Ashton Carter. O assunto aparece na ata do encontro divulgado na terça-feira (30/06).

Jaques Wagner e Asthon Carter em encontro no Pentágono
Jaques Wagner e Asthon Carter em encontro no Pentágono

Foram abordadas também as cooperações comercial e em tecnologia de defesa. Carter elogiou as contribuições do Brasil para as operações de paz na África e em outras partes do mundo.

Abaixo, a íntegra do documento:

“Relato da Reunião do secretário de Defesa americano, Ashton Carter, com o ministro da Defesa do Brasil, Jaques Wagner (29 de junho de 2015).

O secretário Carter recebeu no Pentágono o ministro da Defesa do Brasil, Jaques Wagner, para discutir o relacionamento entre Brasil e Estados Unidos na área de defesa antes da reunião do presidente Obama com a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff, que ocorrerá amanhã na Casa Branca.

O secretário Carter elogiou as contribuições brasileiras para operações de paz na África e em outras partes do mundo e discutiu maneiras por meio das quais os Estados Unidos e o Brasil podem continuar a colaborar para apoiar parceiros internacionais.

O secretário Carter e o ministro Wagner discutiram a importância de aprofundar a cooperação comercial e a cooperação em tecnologias de defesa, observando oportunidades de futuras iniciativas de desenvolvimento e produção conjuntos.

Eles também falaram sobre a recente ratificação do Acordo Bilateral sobre Cooperação em Matéria de Defesa e do Acordo sobre Proteção de Informações Militares Sigilosas como um sinal de aprofundamento da cooperação militar entre os dois países.

Por fim, o secretário Carter e o ministro Wagner trataram dos preparativos para os Jogos Olímpicos do ano que vem em termos de segurança.

O ministro Wagner convidou o secretário Carter para visitar o Brasil antes dos Jogos. O secretário Carter está ansioso por seu retorno a Brasília futuramente”.

Foto: Glenn Fawrett

(MD ASCOM/ FM)

Share

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *